Cooperativa de crédito investe no potencial turístico de João Pessoa

Abertura da agência da Sicoob influencia na forma de aplicação de crédito.

Cooperativa de crédito investe no potencial turístico de João PessoaJoão Pessoa ganha, nesta quinta-feira (1º), a quarta agência do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). Esse investimento acontece devido a um plano de expansão da Sicoob nacional que vê na capital paraibana um potencial turístico.

Na prática, a abertura da agência influencia na forma de aplicação de crédito. Segundo o presidente do conselho administrativo do Sicoob Paraíba, Paulo Martins, o princípio básico do cooperativismo é fazer com que os recursos do município não saiam da localidade. A empresa vem para operar e captar recursos da cidade. “Esses recursos não serão transferidos daqui para uma outra praça. Ele será investido dentro de João Pessoa”, explicou.

Formação

Segundo Paulo, a grande diferença de uma cooperativa de crédito para os bancos convencionais é que as cooperativas são formadas por pessoas e cada pessoa é dono da cooperativa. “Independente do montante que ele tenha na conta, a pessoa tem direito a voz”. No banco, as pessoas entram como acionistas e sua importância tem a ver com montante que se tem investido.

O Sicoob nasceu em Campina Grande, há oito anos, como uma cooperativa para empresários. Atualmente, a cooperativa é de livre admissão, ou seja, atende tanto pessoa física quanto jurídica.

Ele será investido dentro de João Pessoa, diferentemente de uma instituição financeira tradicional que capta recursos nas praças locais e aplica no nacional. A nova agência da Sicoob inaugura nesta quinta-feira, no Retão de Manaíra, às 18h.