Quase metade das escolas da PB têm desempenho abaixo do básico em Matemática

Números se referem a escolas regulares, considerando alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Quase metade das escolas da PB têm desempenho abaixo do básico em MatemáticaQuase metade das escolas estaduais regulares da Paraíba têm desempenho considerado como abaixo do básico em Matemática, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB) 2018. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (5).

Considerando as escolas regulares, o desempenho considerado abaixo do básico em Matemática por alunos do 3} ano do Ensino Médio foi verificado em 44% das instituições; 54% tiveram desempenho com nível básico e apenas 2% exibiram desempenho considerado adequado. Em comparação, 76% das Escolas Cidadãs Integrais apresentaram desempenho básico em Matemática; 18% delas tiveram desempenho abaixo do básico e 6% registraram desempenho adequado.

Em Língua Portuguesa, apenas 3% das escolas regulares – considerando o 3º ano do Ensino Médio – apresentaram desempenho abaixo do básico; 77% registraram nível básico e 19%, adequado. Já nas escolas integrais, para essa mesma disciplina, 55% das instituições tiveram resultado adequado e 45%, básico. Conforme a pesquisa, as escolas cidadãs integrais apresentaram 13% de escolas com padrão de desempenho adequado em 2016 e 20% em 2017. As provas foram realizadas dias 11 e 12 de setembro, em 591 escolas, para mais de 44 mil estudantes.

Índice

No 5º ano do Ensino Fundamental, o índice subiu 4,2%, saindo de 4,55 em 2017 para 4,74 em 2018; no 9º ano cresceu 5,6%, de 3,34 em 2017 para 3,53 em 2018; e na 3ª série do Ensino Médio, o crescimento foi de 5,3%, de 3,18 para 3,35 em 2018.

De acordo com os números, as Escolas Cidadãs Integrais tiveram o melhor resultado da rede desde o início da avaliação, saindo de 3,2 em 2017 para 3,7 em 2018, um aumento de 15%.

O IDEPB combina indicadores de desempenho e fluxo escolar e oferece diagnóstico a partir da aplicação de provas Língua Portuguesa e Matemática para estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Implementado em 2012 pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE/PB), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), a avaliação possibilita, por meio de medidas de desempenho dos estudantes avaliados, a aferição da qualidade do ensino ofertado pela rede estadual da Paraíba.