Quase metade das escolas estaduais regulares da Paraíba têm desempenho considerado como abaixo do básico em Matemática, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB) 2018. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (5).
Considerando as escolas regulares, o desempenho considerado abaixo do básico em Matemática por alunos do 3} ano do Ensino Médio foi verificado em 44% das instituições; 54% tiveram desempenho com nível básico e apenas 2% exibiram desempenho considerado adequado. Em comparação, 76% das Escolas Cidadãs Integrais apresentaram desempenho básico em Matemática; 18% delas tiveram desempenho abaixo do básico e 6% registraram desempenho adequado.
Em Língua Portuguesa, apenas 3% das escolas regulares – considerando o 3º ano do Ensino Médio – apresentaram desempenho abaixo do básico; 77% registraram nível básico e 19%, adequado. Já nas escolas integrais, para essa mesma disciplina, 55% das instituições tiveram resultado adequado e 45%, básico. Conforme a pesquisa, as escolas cidadãs integrais apresentaram 13% de escolas com padrão de desempenho adequado em 2016 e 20% em 2017. As provas foram realizadas dias 11 e 12 de setembro, em 591 escolas, para mais de 44 mil estudantes.
Índice
No 5º ano do Ensino Fundamental, o índice subiu 4,2%, saindo de 4,55 em 2017 para 4,74 em 2018; no 9º ano cresceu 5,6%, de 3,34 em 2017 para 3,53 em 2018; e na 3ª série do Ensino Médio, o crescimento foi de 5,3%, de 3,18 para 3,35 em 2018.
De acordo com os números, as Escolas Cidadãs Integrais tiveram o melhor resultado da rede desde o início da avaliação, saindo de 3,2 em 2017 para 3,7 em 2018, um aumento de 15%.
O IDEPB combina indicadores de desempenho e fluxo escolar e oferece diagnóstico a partir da aplicação de provas Língua Portuguesa e Matemática para estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Implementado em 2012 pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE/PB), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), a avaliação possibilita, por meio de medidas de desempenho dos estudantes avaliados, a aferição da qualidade do ensino ofertado pela rede estadual da Paraíba.