Prefeitura divulga plano de mobilidade e segurança para Romaria da Penha 2018

255ª edição do evento vai acontecer no dia 24 de novembro em João Pessoa.

Foto: Rafael Passos
Prefeitura divulga plano de mobilidade e segurança para Romaria da Penha 2018
Foto: Rafael Passos

Foi divulgado nesta quinta-feira (8) o plano estratégico da Prefeitura de João Pessoa para a Romaria da Penha 2018. O planejamento inclui o mapeamento dos locais onde os vendedores ambulantes serão distribuídos, a poda preventiva das árvores no percurso e os esquemas de trânsito e a segurança da romaria. A 255ª edição do evento vai acontecer no dia 24 de novembro.

De acordo com a Prefeitura, cerca de 50 ambulantes vão ser organizados no entorno do Santuário de Nossa Senhora da Penha, assim como agentes que devem acompanhar o trajeto e coibir a venda de bebidas alcoólicas.

Conforme a Prefeitura, no dia da romaria, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) deve realizar um monitoramento, a partir das 8h, em toda a área da Penha e, às 17h, será feita uma carreata com imagens até o Centro de João Pessoa.

Após isso, alguns trechos devem ser isolados pela Semob-JP, e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Guarda Municipal devem ser distribuídas em pontos estratégicos do percurso. Para o domingo (25), a meta é de que o trajeto esteja limpo até as 8h.

Pontos estratégicos da Guarda Municipal

  • Avenida Pedro II (na imagem da Santa e na passarela);
  • Avenida Padre Zé (entorno da UFPB);
  • Praça da Paz;
  • Avenida Hilton Souto Maior (próximo ao shopping);
  • Avenida Panorâmica (entrada para a Penha, no posto de gasolina);
  • Missa campal (Posto de Observação Policial).

De acordo com a Prefeitura, a expectativa da organização da romaria é de que mais de 500 mil fiéis sejam reunidos ao longo dos 14 quilômetros de caminhada. O planejamento foi discutido em uma reunião realizada nesta quinta-feira (8), com a organização, representantes de secretarias, autarquias, órgãos e serviços.

Percurso

A Romaria da Penha começa na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Jaguaribe. Em seguida, a imagem de Nossa Senhora percorre as avenidas João Machado, Pedro II, Sérgio Guerra, Hilton Souto Maior e segue pela pista de acesso à praia da Penha até chegar à praça Oswaldo Pessoa, onde fica o Santuário.