53 novas escolas integrais: Liceu Paraibano está na lista de 2019

Na ocasião ainda foram apresentadas as Diretrizes Operacionais para o ano letivo 2019.

Foto: Francisco França/Arquivo
Liceu Paraibano Lyceu (Foto: Francisco França/Arquivo)
Liceu Paraibano vai funcionar em horário integral a partir de 2019 (Foto: Francisco França/Arquivo)

O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (20) que a Rede Estadual de Ensino contará com mais 53 escolas em regime integral na Paraíba, incluindo o Liceu Paraibano, que vai entrar no sistema no próximo ano. Com a expansão, o número de Escolas Cidadãs Integrais passa para 153. Com a ampliação, serão ofertadas 45 mil vagas para estudantes. De acordo com o governador Ricardo Coutinho, a expansão das Escolas Integrais consolidam o êxito de um modelo de ensino que dá protagonismo aos jovens e faz com que eles possam se expressar.

O anúncio da expansão foi acompanhado pela apresentação das Diretrizes Operacionais para o ano letivo 2019. Na oportunidade também foi anunciado o início das matrículas para os estudantes e lançados editais para chamada pública de aquisição de gêneros alimentícios para as escolas. De acordo com informações do secretário da Educação, Aléssio Trindade os alunos veteranos poderão fazer a renovação da matrícula já a partir desta quarta-feira (21) até o dia 30 de novembro. Os novos alunos  seguirão outro calendário que vai do dia 3 a 21 de dezembro.

Liberdade de cátedra

O gerente executivo do Ensino Médio da Secretaria de Educação, Robson Ferreira, fez a apresentação das Diretrizes Operacionais, informando que entre as orientações pedagógicas para a implementação e organização de projetos educacionais nas escolas do Estado está o fortalecimento da liberdade de cátedra, a ampliação do movimento “Se Liga no Enem” e a realização de ações culturais variadas, relacionadas ao Ano Cultural Jackson do Pandeiro.

“Educação é cidadania. Além das disciplinas tradicionais, os alunos devem aprender, por exemplo, que racismo é crime e que todos merecem respeito”, disse o governador Ricardo Coutinho.

Editais para aquisição de gêneros alimentícios

Durante a solenidade desta terça-feira, foram anunciados 14 editais de chamada pública, um para cada Gerência Regional de Ensino, com o objetivo de adquirir gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, para as merendas escolares dos alunos matriculados nas escolas da rede estadual de ensino.

“Este Edital para merenda escolar é fundamental para incentivar e movimentar a agricultura familiar no Estado e também para melhorar a qualidade da alimentação dos estudantes que passam o dia nas escolas. É a garantia de que os alunos estão sendo alimentados da forma adequada”, observou o governador Ricardo Coutinho.