Centenas de voluntários vão coletar lixo nas praias da orla de João Pessoa neste sábado

Evento da Cidade Viva se encerra na tarde deste sábado no Busto de Tamandaré

lixo na praia de tambaú praia suja (Foto: Francisco França/Arquivo)
Centenas de voluntários vão coletar lixo nas praias da orla de João Pessoa neste sábado
Voluntários vão coletar lixo das praias do litoral de João Pessoa. Foto: Francisco França

Centenas de voluntários do movimento GodStock estarão reunidos na tarde deste sábado (24) para realizar uma limpeza de coleta de lixo com ação evangelística em sete praias do litoral paraibano (Ponta de Campina, Intermares, Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco e Sol). Os voluntários vão orientar e alertar os banhistas sobre os danos causados pelo lixo nas areias ao meio ambiente e animais marinhos. O encerramento do ‘Praia Limpa’ será às 17h30, no Busto de Tamandaré, com a realização de um Luau de confraternização com centenas de voluntários das igrejas.

As ações do Godstock têm ainda ações nesta segunda-feira (26), às 19h, com o lançamento da Embaixada de Negócios para empreendedores, no Centro de Convenções Cidade Viva, em João Pessoa. A Embaixada de Negócios da Paraíba será uma Associação Empresarial com a finalidade de gerar ajuda mútua entre empresários, com promoção de educação executiva, estímulo a novos negócios e também para facilitar a propagação da cultura de paz e da ética cristã nos negócios. O lançamento terá a presença do co-fundador da HSM Educação Executiva, José Salibi Neto, que fará palestra com o tema “Gestão do Amanhã”.

Ações ecológicas

Além da ação nas praias, os voluntários, neste mês de novembro, também realizaram outras ações ecológicas. No Parque Zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido como ‘Parque da Bica’, voluntários do Ambiente Vivo, ministério da Cidade Viva, realizaram uma ação de educação ambiental com os frequentadores da Bica sobre o risco de jogar lixo no ambiente para os animais.

Além de fazer uma limpeza no interior do Parque, os voluntários afixaram novas lixeiras seletivas para resíduos de plásticos, metais, papéis em diversos pontos da Bica, como forma de reforçar a necessidade de limpeza e despertar para uma consciência sobre a natureza da criação de Deus.

Ações sociais

O movimento GodStock intensificou por meio do NCC (Núcleo de Cuidado Comunitário) as ações sociais e de evangelismo nos abrigos de crianças, presídios e hospitais nos sábados de novembro. As ações do NCC são realizadas durante todo o ano pelos voluntários da Cidade Viva, mas no mês de novembro ganham ainda mais força com a chegada de voluntários de diversas igrejas de João Pessoa e da Paraíba.

No GodStock deste ano, por exemplo, já aconteceu a reforma da casa de acolhimento das crianças Jesus de Nazaré e tratamento odontológico e ação preventiva das crianças na Casa de Acolhimento Betinho e do Lar de Manaíra. Os hospitais mais uma vez foram alvo das ações. Houve pinturas, grafites e construção de bibliotecas móveis nos hospitais de Trauma; do Trauminha; do Arlinda Marques e do Valentina, além de uma ação de restauração da ala infantil dos hospitais com apresentação de peças e encenações.

Nos presídios, as ações do GodStock foram voltadas para a inauguração da Fábrica de Gesso para os apenados da Penitenciária Máxima Geraldo Beltrão com meio de ressocialização e a construção da área de espera para visitantes da Penitenciária de Santa Rita que incluiu banheiro, pintura e a compra de um bebedouro de água. Uma das novidades deste ano foi a inclusão dos agentes penitenciários. No presídio Geraldo Beltrão, os voluntários realizaram um café da manhã e serviços médico-odontológicos aos servidores.

GodStock

Surgido em 2011, o movimento Godstock é uma onda de amor em favor da dignidade do ser humano, que combina ações de arte, cultura, cidadania, de valorização da família no padrão bíblico e de evangelismo a serviço da população. Praticar o bem, cuidar do próximo, doar um pouco de si, ser engajado ativamente na sociedade e também e responsável pela construção de um mundo melhor. Esta é a proposta do Godstock, que tem no slogan “Quando o amor vence” atitudes que compartilham a prática do amor de Deus ao próximo com os abrigos e orfanatos de crianças, centros de reabilitação de adolescentes, nos abrigos de idosos, nos presídios (feminino e masculino), nos hospitais e com os moradores de rua durante todo o ano. No mês de novembro, as ações são intensificadas com a chegada de milhares de voluntários.

O movimento Godstock já integra o calendário oficial do município de João Pessoa e do Estado da Paraíba. Idealizado pela Cidade Viva, as ações do projeto são realizados anualmente na Paraíba nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Sapé e Conde, mas o modelo está vivendo o período de expansão. Serão realizadas ações do Godstock em nove Estados com a participação de 80 igrejas cristãs, durante todo o mês de novembro. A programação completa do Godstock 2018 pode ser conferida no portal www.cidadeviva.org/godstock