Cultivo de palma com irrigação por gotejamento utiliza energia solar no Sertão

Projeto sustentável é executado em parceria entre UEPB, Senar e Faepa.

Cultivo de palma com irrigação por gotejamento utiliza energia solar no SertãoO Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Campus IV, em Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, iniciou a implantação de mais um projeto sustentável voltado para o cultivo de palmas forrageiras. Trata-se do projeto de cultivo de palma adensada com sistema de irrigação por gotejamento, utilizando energia solar.

A iniciativa foi viabilizada graças a uma parceira entre a Direção do Campus IV com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa). O projeto foi implantado em uma área de 3 mil metros quadrados, totalizando um plantio de 5.280 raquetes de palma.

O diretor da Escola Agrotécnica do Cajueiro, professor Edivan Nunes, ressaltou que o projeto surge como um modelo sustentável que servirá para demonstrar aos alunos, professores e produtores rurais a viabilidade tecnológica e produtiva da Palma, considerado o “ouro verde do semiárido”.

Edivan Nunes destacou o apoio do presidente do Sistema Senar/Faepa, Mário Borba; do Superintendente do Senar/PB, Sérgio Martins; e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, professor Melquíades, como fundamental para o êxito do projeto.