Planejamento do ano: especialista dá dicas para definir metas

Independente de qual seja o desejo e as metas, uma coisa é certa: é preciso foco e persistência.

Ensino EAD

Planejamento do ano: especialista dá dicas para definir metas

Este primeiro sábado (5) do ano pode ser uma boa oportunidade para quem ainda não planejou o ano colocar esse compromisso em dia. Independente de qual seja o desejo e as metas, uma coisa é certa: é preciso foco e persistência. Para ajudar na tarefa, a master coach Aline Marques dá dicas para dar objetividade e ampliar as chances de sucesso.

Duas dicas básicas

  • Tenha clareza de onde você quer chegar: só assim vai ser possível traçar um plano específico e impor datas. “É necessário ter uma clareza do que se quer, a ponto de quando estiver escrevendo a meta no papel, a pessoa consiga visualizar mentalmente esta coisa acontecendo”, diz.
  • Estabeleça prazos para tirar do papel e fazer acontecer: de outra forma, “todo o planejamento não se concretiza”, explica.

Saiba o que é prioridade

  • Fugir da autossabotagem: é o primeiro passo para construir um hábito em direção à meta pessoal. Muita gente alega falta de tempo para fazer as coisas mais importantes, enquanto desperdiça horas preciosas em atividades sem importância.
  • Não desperdice tempo: De acordo com o Global Web Index, os brasileiros gastam cerca de 4 horas por dia on-line em seus smartphones, geralmente em atividades pouco ou nada produtivas.
  • Desenvolver inteligência emocional: Segundo Aline, é preciso inteligência emocional para sobrepor a autossabotagem. Esse comportamento tem a ver com a auto imagem, já que “quando a pessoa não se sente merecedora, vai se sabotar quando vem um prêmio maior para a vida”.