Férias: sal da água do mar e cloro em piscinas podem prejudicar visão

Exposição excessiva ao sol também pode aprofundar catarata e patologias na retina, diz oftamologista.

Férias: sal da água do mar e cloro em piscinas podem prejudicar visãoO verão é sem dúvidas uma das estações do ano mais esperadas. Sobretudo em regiões onde o sol é mais forte, muita gente aproveita para ir à praia ou para piscinas curtir com a família. Na hora de sair de casa é comum a preocupação com a pele, mas poucos se preocupam com os olhos. O excesso de sal na água do mar e de cloro em piscinas podem provocar irritações nos olhos e prejudicar a visão. É o que garante o oftalmologista do Hapvida em Campina Grande, Oton Uchôa.

O especialista explica que o sal do mar e o cloro colocado na água das piscinas podem causar vermelhidão e propiciar o surgimento de problemas mais sérios. “É importante notar, por exemplo, que as crianças acabam sofrendo mais com isso, porque ao entrar na água geralmente elas não conseguem fechar os olhos e protegê-los. E no verão é importante proteger a pele, mas os olhos também precisam de cuidados extras”, observou o oftalmologista.

Além disso, a exposição excessiva ao sol também pode aprofundar doenças da visão, como a catarata e patologias na retina. “A exposição excessiva aos raios solares está associada a problemas na retina e cataratas. Pessoas que possuem uma vida mais exposta ao sol geralmente apresentam mais esses problemas. É o caso de quem trabalha na agricultura, por exemplo, que fica muito exposto ao sol. Geralmente essas pessoas têm catarata mais cedo”, explicou Oton Uchôa.

Proteção solar

Uma outra dica é não utilizar protetor solar próximo dos olhos. O produto em contato com a água tende a derreter, atingindo os olhos e comprometendo a visão. Na falta de óculos de sol, invista em bonés ou permaneça na sombra para evitar o desconforto ocular.

Após entrar no mar, o recomendado é usar um colírio lubrificante e não coçar os olhos, evitando, assim, o risco de lesões por agentes que estejam na superfície ocular. Para usuários de lentes de contato, é recomendada a opção pelos modelos de descarte diário, com proteção UV, que oferecem menos riscos de contaminações.