Aesa prevê chuvas regulares de fevereiro a maio na Paraíba

Meteorologista explica que precipitações vão ocorrer dentro da média histórica.

Foto: Divulgação

Aesa prevê chuvas regulares de fevereiro a maio na ParaíbaA Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) divulgou a previsão climática para os meses de fevereiro, março, abril e maio. De acordo com o prognóstico, as condições oceânicas, bem como o resultado de modelos de previsão climática de instituições nacionais e internacionais, indicam alta probabilidade das chuvas ocorrerem dentro da faixa de normalidade nas regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú, as quais deverão se encontrar no período chuvoso.

Segundo a Aesa, para as regiões do Litoral, Brejo e Agreste, a previsão indica que as precipitações também o correrão dentro da média histórica, ressaltando que o período de maiores chuvas concentra-se entre os meses de abril e julho.

“O período mais chuvoso deverá se comportar com chuvas dentro da média para cada região da Paraíba. Para os próximos meses existe a tendência do fenômeno El Niño se estabelecer de forma fraca”, explica a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira.

Sertão, Cariri, Curimataú

A Quadra 1 representa o período mais chuvoso das regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú da Paraíba. Com isto, o presente prognóstico é especialmente relevante para as mesmas.

A configuração das condições oceânicoatmosféricas globais, bem como o resultado de modelos de previsão climática de instituições nacionais e internacionais, indicam alta probabilidade das chuvas ocorrerem dentro da faixa de normalidade durante a Quadra 1. Ou seja, os totais pluviométricos devem manter-se em torno da média histórica do período, especialmente nas regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú, as quais deverão se encontrar em pleno período chuvoso.

Brejo e Litoral

Nas demais regiões do Estado (Litoral, Brejo e Agreste), o período de maiores chuvas concentra-se entre os meses de abril e julho, abrangendo os dois primeiros meses do presente prognóstico e deve, também, se manter com precipitações dentro da média histórica.