Arcebispo da Paraíba cria regras para evitar novos casos de abuso sexual na Igreja

Documento traz regras de convivência e orientação para padres.

Arcebispo da Paraíba cria regras para evitar novos casos de abuso sexual na Igreja
Dom Delson apresentou documento ao padres da Paraíba para tentar evitar novas condenações. Foto: Reprodução

Após a polêmica em torno da condenação em R$ 12 milhões da Arquidiocese da Paraíba por exploração sexual de menores, o arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pereira, expediu um decreto dirigido aos clérigos da igreja. No documento, que foi apresentado a padres em uma reunião na última quarta-feira (6), há uma série de orientações, como a proibição de padres estarem em companhia de menores e de adultos vulneráveis, desacompanhados dos seus pais ou responsáveis, na Casa Paroquial, no carro paroquial ou em outros ambientes reservados.

O documento também faz alterações na dinâmica de atividades de grupos e pastorais que atendem a esse público nas igrejas. Conforme o documento, nas atividades organizadas pelas paróquias, não será permitido oferecer alojamento a menores e a adultos vulneráveis desacompanhados dos seus pais ou responsáveis. O atendimento espiritual a este segmento, sobretudo no sacramento da confissão, será feito nos confessionários ou em lugares adequados na Igreja que garantam segurança e visibilidade.

O decreto reforça, ainda, aos religiosos que condutas de abuso sexual de crianças, adolescentes e adultos em situação vulnerável constituem crime com punição na Justiça Estadual e Canônica.

Mais orientações

Dom Delson também orienta que o sacerdote que tiver recebido alguma acusação contra si, ou que tenha tomado conhecimento de alguma acusação contra pessoas vinculadas à ação pastoral da Igreja, com relação a casos sexuais,  deve transmitir imediatamente a notícia ao Arcebispo.

Ainda segundo Dom Delson, o clérigo acusado de abuso sexual tem a garantia da presunção de inocência, até prova contrária. Contudo, o Arcebispo pode cautelarmente, “preservando a boa-fama do clérigo”, suspender ou limitar o exercício do seu ministério, até que as acusações tenham sido esclarecidas.

Entenda o caso

As orientações de Dom Delson as padres da Paraíba é em resposta às reportagens divulgadas pelo “Fantástico”, da Rede Globo. Conforme as denúncias do Ministério Público, que embasaram a condenação, um grupo de sacerdotes pagava por sexo a flanelinhas e coroinhas na Paraíba.

As denúncias de pedofilia e exploração sexual envolvendo integrantes da Igreja Católica na Paraíba, inclusive o arcebispo emérito da Paraíba Dom Aldo Pagotto, tiveram início em 2015, através de reportagem exclusiva do JORNAL DA PARAÍBA.

Confira a íntegra do documento:

Arcebispo da Paraíba cria regras para evitar novos casos de abuso sexual na Igreja

Arcebispo da Paraíba cria regras para evitar novos casos de abuso sexual na Igreja