Com 500 mil alunos, Estado realiza abertura do ano letivo 2019

Secretaria realiza eventos em JP e CG e lança editais de três prêmios.

Com 500 mil alunos, Estado realiza abertura do ano letivo 2019
Secretário Aléssio Trindade participou de abertura de ano letivo em João Pessoa e Campina Grande (Foto: Divulgação-Secom-PB

Com cerca de 500 mil alunos, a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou, na tarde dessa segunda-feira (11), em João Pessoa, e na manhã desta terça-feira (12), em Campina Grande, a abertura oficial do ano letivo de 2019. Na capital, o evento aconteceu no auditório da Escola Cidadã Integral Liceu Paraibano, e em Campina, na Escola Cidadã Integral Técnica Professor Bráulio Maia Júnior. Na ocasião, foram entregues fardamento, kits com material escolar e do SeLigaNoEnemPB, aula show do SeLiga, além de lançamento de três editais: os dos prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor e do SeLigaNoEnemPB para alunos egressos.

Os eventos contaram com a presença do secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, e dos secretários executivos Cláudio Furtado, Arthur Viana e Giovanna Marques. Também participaram o Conselho Estadual de Educação da Paraíba, gerentes regionais, gestores, professores e alunos da Rede Estadual.

O objetivo dos eventos, que também aconteceram simultaneamente nas 14 Gerências Regionais de Educação, foi recepcionar os alunos, professores e gestores da Rede Estadual, anunciando os novos projetos da pasta para 2019.

Editais 

Na ocasião foram lançados três editais: os dos prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor e do SeLigaNoEnemPB para alunos egressos. Os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor são uma iniciativa do Governo do Estado que consistem no fomento, seleção, valorização e premiação das experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas, resultantes de ações integradas e executadas por profissionais de educação em exercício e lotados nas escolas públicas estaduais de educação básica, e que, comprovadamente, estejam tendo sucesso no enfrentamento dos desafios no processo de ensino e de aprendizagem.

Em 2018, 212 professores receberam as duas premiações que garantiram o 14º e 15º salários. O total de investimento do Governo de Estado nas premiações em 2018 ano foi de R$ 9.185.441,34.

O edital do ‘SeLigaNoEnemPB Egressos’ é voltado para seleção de alunos egressos da Rede Estadual para participação nas aulas de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio. São 1.050 vagas na modalidade EAD e 720 na modalidade presencial.