Corretor suspeito de matar taxista tem registro profissional suspenso pelo Creci-PB

Delegado que investiga caso diz que ele tinha posse de arma, mas que ela só poderia estar na casa dele.

Corretor suspeito de matar taxista tem registro profissional suspenso pelo Creci-PB
Taxista foi assassinado a queima-roupa pelo corretor Gustavo Teixeira após briga de trânsito. Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB) suspendeu nesta segunda-feira (18), por 90 dias, a inscrição e instaurou processo administrativo disciplinar ético contra o corretor de imóveis Gustavo Teixeira Correa, preso preventivamente. Ele é acusado de assassinar o taxista Paulo Damião dos Santos. O crime ocorreu por volta das 17h30 da última sexta-feira (15), no bairro do Bessa, em João Pessoa.

Além disso, o delegado Hugo Helder informou nesta segunda-feira, em entrevista coletiva, Gustavo tinha apenas posse de arma e ela só poderia estar na casa dele. “Ele tem sim uma posse de arma, o que não o dá o direito de andar armado, apenas usá-la em sua residência para proteção. Foi feita uma busca minuciosa na casa dele, por policiais militares e civis, mas ele foi ardiloso ao se desfazer da arma, a gente não sabe em que ponto, e não conseguimos encontrar nenhuma arma na residência e nos arredores”, disse Hugo.

Creci abre processo administrativo

O presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, o processo, que será concluído num prazo de 90 dias contados a partir desta segunda-feira. Nesse período, o registro profissional de Gustavo Teixeira Correa permanecerá temporariamente suspenso.

“(O processo) foi instaurado com fundamento na Legislação que regulamenta a nossa profissão e será julgado pela Comissão de Ética e Fiscalização Profissional (Cefisp) e Turma de Julgamento, que ao final – disponibilizado o princípio universal da ampla defesa e do contraditório – decidirá pela aplicação de sanção que pode ir de uma advertência ao cancelamento da inscrição junto ao Creci-PB”, afirmou.

Rômulo Soares destacou que a decisão se deu também diante da grande repercussão e comoção popular decorrentes do fato e lembrou que o corretor de imóveis responde pelos seus atos não só quando do exercício da profissão, mas também fora dele, sobretudo em relação àqueles que denigram a imagem da categoria junto à sociedade, através de condutas que infrinjam a ética e legalidade.

Entenda o caso

O crime aconteceu no fim da tarde da última sexta-feira, em uma movimentada rua do bairro do Bessa. De acordo com o coronel da PM, Lívio Delgado, o suspeito do crime reclamou com o taxista, que respondeu à reclamação com um xingamento, após fazer uma manobra em uma rua no bairro do Bessa. Segundo a Polícia Militar, no momento do crime o suspeito estava bêbado e sendo levado para casa por um amigo.

O homem desceu do carro do colega e atirou três vezes contra a vítima, fugindo a pé em seguida para a casa dele, onde se trancou no local, com a esposa. Após horas de negociação com o BOpe, o homem se entregou à polícia e foi autuado em flagrante por homicídio doloso. A arma do crime não foi encontrada.

Sob comoção, o corpo do taxista Paulo Damião dos Santos foi enterrado, na manhã deste domingo (17).