População usa água de galerias por onde passa rede telefônica em Campina Grande

Abastecimento começa a ser retomado nesta segunda (18), prevê Cagepa.

População usa água de galerias por onde passa rede telefônica em Campina Grande
Moradores retiram água de galeria por onde passa rede telefônica no bairro de José Pinheiro (Foto: Artur Lira/TV Paraíba)

Com a interrupção no abastecimento desde a noite de sexta-feira (15), os campinenses se “viram” como podem para ter acesso a água. Neste domingo, alguns moradores do bairro de José Pinheiro, na Zona Leste da cidade, abriram as tampas das galerias por onde passam as redes telefônicas subterrâneas para tirar a água com baldes. A previsão da retomada do abastecimento, com 30% da vazão, é para esta segunda-feira (18), revela a Cagepa em nota divulgada neste domingo.

Alguns dos moradores  tomaram banho no local, enquanto outros levaram para casa até em botijões de água mineral. Eles garantiram que a água seria utilizada apenas nos banheiros e na limpeza da limpeza, visto é imprópria para o consumo humano.

População usa água de galerias por onde passa rede telefônica em Campina Grande
Com água de galerias, moradores do bairro de José Pinheiro enchem botijões de água mineral e levaram para casa (Foto: Artur Lira/TV Paraíba)

O vigilante Orlando Viana disse que foi surpreendido com a suspensão do abastecimento, na sexta-feira, e não tem mais água em sua residência. “Fomos pegos de surpresa com a falta de água por isso estamos aqui pagar pega água dessa galeria e utilizar para lavar prato, limpar banheiro e tomar banho”, justificou Orlando.

Nota da Cagepa

Em nota divulgada na tarde deste domingo, a Gerência Regional da Borborema da Cagepa informou que o abastecimento, com 30% da vazão, deverá ser retomado nesta segunda-feira (18), em sistema de rodízio. A previsão de regularização total é para a sexta-feira (22). Veja a nota abaixo:

“O fato ocorrido na noite da última sexta-feira, na Estação de Tratamento de Gravatá, resultou em diversos danos às instalações elétricas, principalmente à subestação elétrica, com a avaria dos 4 transformadores. Os mesmos não apresentaram mais condições de funcionamento. Diante disso, adotaram-se as seguintes medidas:

1. Diagnóstico do estado das instalações elétricas e os equipamentos;

2. Aquisição dos equipamentos e materiais a serem utilizados na recuperação das instalações elétricas;

3. Disponibilização de cerca de 40 técnicos da CAGEPA (Campina Grande e João Pessoa) para a montagem de toda a instalação danificada e a instalação dos equipamentos;

4. Disponibilização de 1 transformador da estação elevatória de Boqueirão;

5. Transporte de 2 transformadores (cada um com 10 toneladas), oriundo do Estado de Pernambuco.

Desde a madrugada da sexta-feira, as equipes da CAGEPA vêm atuando na montagem das novas instalações elétricas e equipamentos. A maior complexidade vem sendo com a montagem da subestação elétrica. A perspectiva era da conclusão da instalação de um deles até o término do domingo, 17 de março, mas não foi possível. A nova previsão de término da instalação do transformador é para o dia de amanhã, segunda-feira, 18 de março. Com a instalação de um transformador, o sistema de abastecimento volta a operar com 30% da vazão necessária.

Os outros 2 transformadores estão sendo deslocados para Campina Grande e a previsão de início da instalação é a partir da terça-feira.

Assim, no que se refere ao abastecimento do sistema, a previsão é de que inicie no dia de amanhã, segunda-feira, 18 de março, a distribuição da água com uma vazão de 30 % da vazão necessário. Para isso, ainda no dia de amanhã será divulgado o plano de contingenciamento, com o cronograma de atendimento, que deverá seguir até à próxima sexta-feira, 22 de março de 2019. A previsão de regularização do abastecimento é para o dia 22 de março de 2019.

Por fim, reafirmamos nosso compromisso de continuar trabalhando incessantemente na melhoria dos serviços prestados à população de Campina Grande e região”.

.