Paraíba registra uma morte por acidente de trabalho a cada 18 dias

Em sete anos, foram mais de quatro milhões de acidentes em todo o país.

Paraíba registra uma morte por acidente de trabalho a cada 18 dias

Em 2018, a Paraíba registrou mais de 3,4 mil acidentes de trabalho, com uma estimativa de uma morte a cada 18 dias. Os dados são do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho. Para chamar a atenção sobre a realidade, o Ministério Público do Trabalho realiza a partir desta sexta-feira (29) mais uma edição do projeto ‘Abril Verde’, que tem o objetivo de discutir a prevenção desses acidentes.

“Estudos mostram que 90% dos acidentes poderiam ser evitados se as medidas protetivas fossem respeitadas”, afirmou o procurador-chefe do MPT-PB, Carlos Eduardo Lima.

Os números do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, que é mantido pelo MPT com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), são ainda mais alarmantes em nível nacional. No país, um acidente de trabalho acontece a cada 48 segundos e um trabalhador morre a cada três horas. Foram 4,6 milhões de registros entre o ano de 2012 e março de 2019, sendo quase 800 mil somente em 2018.

O número de vítimas só ano passado no país corresponde a quase toda a população de João Pessoa, que é de 824 mil habitantes.

“O Abril Verde tem esse objetivo de esclarecer, de trazer a temática à tona para que a sociedade perceba que no ambiente de trabalho, que é um local, hoje, que passamos mais tempo até do que nas nossas próprias casas, as pessoas estão morrendo e adoecendo, pelo simples fato de estarem trabalhando”, afirmou o procurador do MPT-PB Raulino Maracajá, um dos coordenadores do movimento.

A iniciativa

De acordo com o procurador do MPT-PB Raulino Maracajá, a discussão sobre acidentes de trabalho e prevenção vão acontecer em todo o estado. “ Foram dezenas de municípios que aderiram ao movimento e estarão fazendo parte da programação oficial do nosso Estado, com eventos independentes, autônomos, mas que passam a mesma ideia e objetivo, inclusive com a propositura da lei municipal que institui o Abril Verde dentro do calendário oficial de eventos de cada município”, afirmou.

Prédios e monumentos serão iluminados de verde, em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

O lançamento da mobilização acontece nesta sexta-feira (29), às 9h, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-13), em João Pessoa, com palestra da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Arantes.

“É um momento de reflexão para toda a sociedade de que a prevenção conseguirá salvar vidas, diminuir os alarmantes índices de acidentes, de afastamentos, de aposentadorias e mortes precoces, de prejuízos para todas as áreas da sociedade”, acrescentou Maracajá.