Casas do Bairro São José vão precisar ser demolidas após fortes chuvas em João Pessoa

Muitas famílias do bairro ficaram desalojadas por conta da chuva.

População do Nordeste é a que mais vive em casas no Brasil. Foto: Divulgação.
Casas do Bairro São José vão precisar ser demolidas após fortes chuvas em João Pessoa
Casas estão em área de risco e são sempre inundadas (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Quase 100 casas localizadas no bairro São José vão precisar ser demolidas porque ficaram em situação crítica após as fortes chuvas que atingiram João Pessoa desde a semana passada. A confirmação foi dada pela Defesa Civil Municipal, que vistoriou as unidades habitacionais do local.

Muitas famílias do bairro ficaram desalojadas por conta da chuva, já que as casa foram inundadas. Elas estavam em abrigos oferecidos pela prefeitura, mas voltaram para as residências nesta quarta-feira (19), após a chuva passar. Mas algumas não devem ficar por muito tempo.

“Quando passa o momento de chuva forte, a gente realiza aquela vistoria, vê se houve comprometimento da infraestrutura, caso não, eles [os moradores] já podem retornar. Com exceção daquelas que vistoriamos e verificamos que não há mais possibilidade de eles retornarem”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela.

Cerca de 90 casas se enquadram na segunda situação citada por Noé. Elas ficam na margem do rio e não têm mais condições de serem ocupadas. “A rua ocupada na beira do rio nós vamos retirar todas [as casas]”, completou o coordenador. Segundo ele, os moradores dessa área vão ser incluídos no cadastro de auxílio-aluguel mantido pela prefeitura.

As casas que apresentam maior risco já foram catalogadas e as famílias que moram no local agora esperam pelo que vai acontecer. “Veio, fez meu cadastro, pegou documento, viu a situação, tirou fotos.Espero que boa coisa venha”, disse a doméstica Maria do Socorro Ferreira, que mora na área.