Festa das Neves e Romaria da Penha se tornam patrimônio cultural da PB

Leis sancionadas foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (29).

Foto: Rafael Passos
Festa das Neves e Romaria da Penha se tornam patrimônio cultural da PB
Foto: Rafael Passos

Foram sancionadas as leis que tornam a Festa das Neves e a Procissão da Penha, realizadas em João Pessoa, patrimônio histórico, cultural e imaterial da Paraíba. As normas, assinadas pelo governador João Azevêdo (PSB), foram publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (29). Com as sanções, o poder público passa a ter o compromisso de proteger os dois eventos.

Sobre a Festa das Neves, uma das principais justificativas da deputada Cida Ramos (PSB), autora dos projetos de lei, é o fato da festa acontecer em nome da padroeira de João Pessoa, Nossa Senhora das Neves, e por ser comemorar, no mesmo dia, o aniversário da capital paraibana. Além disso, Cida destaca o tradicionalismo da festa.

No caso da Procissão da Penha, a deputada considera o evento de grande relevância e ressalta que o Santuário da Penha “faz parte do roteiro histórico e turístico do litoral paraibano”.

“A Festa das Neves e a Procissão de Nossa Senhora da Penha se entrelaçam com a própria história de João Pessoa. Ambos os eventos aquecem a economia local, ressaltam a religiosidade do nosso povo e reúne uma imensa quantidade de pessoas”, observou a deputada Cida Ramos.