Paraíba volta a ter unidade regional do INPI, que vai funcionar em CG

Unidade funcionará na estrutura da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.

Vista noturna do Açude Velho em Campina Grande (Foto: Leonardo Silva)
Vista noturna do Açude Velho em Campina Grande (Foto: Leonardo Silva)
Vista noturna do Açude Velho em Campina Grande (Foto: Leonardo Silva)

Uma unidade regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) vai ser inaugurada em Campina Grande nesta quinta-feira (12). A nova unidade paraibana vai funcionará na estrutura da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), no bairro de Bodocongó. A solenidade será realizada às 15h, na sede da Fundação.

A Paraíba voltar a ter uma unidade regional do INPI dois anos após ela ter os trabalhos interrompidos. Em agosto de 2017, além da Paraíba, outros três estados (Acre, Rio Grande do Norte e Maranhão) perderam a sua unidade regional, decorrente do novo modelo de atuação regional adotado à época, que optou por concentrar esforços no fortalecimento das unidades próprias do Instituto.

Atualmente são 11 unidades regionais ativas: Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná,São Paulo, Espírito Santo, Pernambuco, Sergipe, Goiás e Rio Grande do Sul. A unidade de Campina Grande será a 12ª.

Segundo dados do INPI, a Paraíba liderou ranking regional de registro de patentes em 2018.

Missão

As unidades regionais do INPI realizam, dentre outras atividades, exame de pedidos, disseminação sobre o tema da Propriedade Industrial e também disponibilizam protocolo e retirada de documentos que ainda não estejam disponíveis eletronicamente e que tenham sido solicitados anteriormente por meio de peticionamento eletrônico.

Através da unidade regional o INPI promove a interlocução com instituições e entidades locais, com o setor produtivo e a sociedade em geral nos estados, buscando fortalecer o ecossistema regional.