Aluna de CG ganha medalha de prata na Olimpíada de Astronomia

Déborah Ewellyn faz o 9º ano na Escola Municipal Padre Antonino.

Aluna de CG ganha medalha de prata na Olimpíada de Astronomia
A campinense ficou em 2º lugar na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica / Foto: Divulgação – CODECOM

A medalha de prata da edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é de uma aluna da rede municipal de ensino de Campina Grande. A estudante Déborah Evellyn Pontes, de 14 anos, conquistou a premiação após obter nota 8,4 nas provas da competição, que aconteceu em maio deste ano em escolas de ensino fundamental e médio de todo o Brasil.

Em Campina Grande a OBA contou com a participação de turmas do 6º ao 9º ano de 14 escolas municipais, além de alunos de instituições privadas. Déborah Evellyn, medalhista de prata da Olimpíada, é aluna da Escola Municipal Padre Antonino, que fica no bairro do Bodocongó.

Déborah contou que recebeu a notícia na quarta-feira (18), e ficou surpresa com o resultado. “Sempre gostei muito de matemática, física, química… Exatas. Essa é a primeira vez que participei da OBA, então quando soubemos o resultado, todo mundo ficou muito feliz e orgulhoso.”

Para Déborah, o incentivo nos estudos em disciplinas da área de exatas é de extrema importância, e o resultado “é fruto de muita dedicação de alunos e professores”. A aluna, que tem média 9 nas disciplinas de física, química e matemática, sonha em ser engenheira naval, e agora é motivo de orgulho para a comunidade escolar campinense, conforme reiterou Adriana Sá, diretora da Escola Municipal Padre Antonino, onde Déborah estuda.

“A premiação mostra que temos alunos capazes nas escolas municipais e profissionais que fazem a diferença. O nosso propósito é ter cada vez mais qualidade de ensino em nossa rede. Sempre incentivamos os nossos alunos a participarem de concursos como estes e Déborah é uma aluna nota 10, com excelente rendimento”, comentou Adriana.

A premiação, reconhecida através de uma medalha de prata, deverá chegar à escola nos próximos dias pelos Correios. A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é uma realização da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e objetiva despertar o interesse pela área científica nos jovens de todo o país.