Outubro Rosa: 210 mulheres morreram por câncer de mama em 2019 na Paraíba

A SES ainda estima que até o fim do ano, 880 novos casos surjam em todo o Estado.

Imagem: Agência Brasil
Outubro Rosa: 210 mulheres morreram por câncer de mama em 2019 na Paraíba
Imagem: Agência Brasil

A Paraíba registrou 210 mortes por câncer de mama este ano, até setembro, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em 2018, 260 mulheres foram vitimadas pela doença, e estima-se que até o final 2019, 880 novos casos sejam descobertos, sendo 240 em João Pessoa.

O percentual do número de óbitos por câncer de mama no Estado deve crescer até dezembro deste ano, em comparação a 2017, quando a doença chegou a vitimar 217 mulheres em toda a Paraíba.  À nível nacional, cerca de 16 mil casos da doença foram registrados também em 2017, sendo 16.724 em mulheres e 203 homens, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

As informações referentes aos casos de câncer de mama na Paraíba foram divulgadas pela SES em razão da campanha Outubro Rosa, que incentiva a realização de exames mamográficos como forma de prevenção a este tipo de câncer. Ainda segundo a SES, não é possível precisar a quantidade de casos que estão em tratamento contra a doença, já que o câncer em si, independente do tipo, não possui notificação na Secretaria.

Em relação ao câncer de colo do útero, foram registrados 85 óbitos na Paraíba em 2019, e 148 em 2018. A Secretaria de Estado da Saúde ainda estima que outros 370 novos casos surjam até dezembro deste ano, e desses, cerca de 80 devem acontecer com mulheres da capital paraibana.

Como detectar

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde, orienta que as mulheres se auto examinem, através do toque da mama. Dessa forma, é possível identificar aspectos que podem indicar a incidência da doença na mama. Ainda de acordo com o INCA, as mulheres devem se atentar aos seguintes sintomas:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
  • Alterações no bico do peito (mamilo)
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

Tratamento

Após o auto exame, as mulheres devem recorrer aos pontos de atendimento à saúde próximos aos locais onde moram. O Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece tratamento contra a doença em vários hospitais do país. Nesses locais, são realizados exames de rastreamento, como a mamografia, que é indicada à mulheres com idade entre 50 a 69. Esse tipo de exame deve ser realizado, no mínimo, a cada dois anos.

Na Paraíba, as instituições conhecidas pela estrutura adequada ao tratamento contra o câncer ficam em João Pessoa e Campina Grande; O Hospital Napoleão Laureano e a Fundação Assistencial da Paraíba, respectivamente. Nesses locais, as mulheres passam por triagem e iniciam os tratamentos.

Ações de prevenção

Vários hospitais devem promover mutirões de exames e palestras sobre saúde da mulher em toda a Paraíba. No hospital da FAP, em Campina Grande, durante todo o mês de outubro as mulheres poderão realizar exames preventivos, receber próteses e lenços gratuitamente. A triagem para os exames começa a partir desta quinta-feira (3), e vai até as 17h desta quarta-feira (4).

A instituição deve atender 250 novas mulheres no dia D de prevenção, programado para acontecer no dia 26 de outubro, de acordo com Derlópidas Neves, presidente do hospital. O mês também marca a inauguração do novo centro de quimioterapia da FAP, que deve acontecer no dia 31 deste mês. O calendário completo pode ser lido na imagem abaixo, e outras informações podem ser encontradas no site da instituição.

Outubro Rosa: 210 mulheres morreram por câncer de mama em 2019 na Paraíba

A Secretaria de Saúde de Sousa, no sertão do Estado, também deve aderir às campanhas do Outubro Rosa. Os Postos de Saúde da Família (PSF) da cidade irão realizar atendimentos especiais á noite, entre os dias 7 e 29 de outubro. Os endereços podem ser consultados na imagem ao lado, divulgada pela Secretaria de Saúde do Município. Já o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, deve ter programação de atividades do Outubro Rosa divulgada em breve, de acordo com a assessoria.

Outubro Rosa: 210 mulheres morreram por câncer de mama em 2019 na Paraíba

Sob supervisão de Aline Oliveira*