Saúde de Campina Grande realiza mutirão de diagnóstico de hanseníase

Os serviços serão disponibilizados até a próxima sexta (25), em quatro Unidades Básicas de Saúde do município.

Foto: Arquivo

Um mutirão de diagnóstico da hanseníase acontece em Campina Grande até a quinta-feira (24). A ação acontece em vários pontos da cidade desde a terça-feira (22) em parceria entre a Secretaria de Saúde do município, Coordenação Estadual de Hanseníase e Ministério da Saúde. 

Conforme dados do MS, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de países que mais registraram novos casos. A fisioterapeuta e assessora técnica do MS no projeto, Geisa Campos, explicou que pessoas que possuem manchas dormentes pelo corpo nas cores brancas, avermelhadas ou marrons, com ou sem a presença de caroços, bem como pessoas que convivem com pacientes em tratamento contra a hanseníase, devem procurar os serviços básicos de saúde. “A hanseníase tem tratamento e tem cura e quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais rapidamente vem a cura”, comentou Geisa.

Os profissionais da secretaria de saúde estarão no Centro de Referência em Diagnóstico e Tratamento da Hanseníase na Avenida Rio Branco, no bairro da Prata, nesta quarta-feira (23). Já na quinta (24), os moradores dos bairros do Catolé e do Monte Castelo serão beneficiados com o serviço, que acontece nas Unidades Básicas de Saúde da Pedreira, pela manhã, e na Horacina de Almeida durante a tarde, respectivamente. 

As pessoas que apresentam os sintomas acima descritos ainda podem procurar as Unidades Básicas de Saúde em qualquer época do ano, e posteriormente, devem ser encaminhadas para dermatologistas ou para serviços de referência no diagnóstico e tratamento da doença mais próximos.