Festival das Flores de Holambra acontece na Praça da Bandeira

Evento está em sua 12ª edição, e acontece até o próximo dia 5 de novembro.

Festival acontece até o próximo dia 22 de dezembro. / Foto: Divulgação
Festival das Flores de Holambra acontece na Praça da Bandeira
Festival acontece até o próximo dia 5 de novembro. / Foto: Divulgação

Até o próximo dia 5 de novembro, Campina Grande recebe a 12ª edição do ‘Festival Flores de Holambra’. O evento reúne cerca de 200 espécies de plantas e flores ornamentais colhidas na cidade de Holambra, em São Paulo, e acontece na Praça da Bandeira, no Centro de Campina Grande.

O festival aparece no calendário cultural da cidade desde 2007, e nele diversas espécies de flores, como jasmins, lírios, violetas, cravos, samambaias e cactos são comercializados. Plantas exóticas, como carnívoras, orquídeas, bonsais, begônias, lisianthus e bromélias, são responsáveis por atrair a atenção do público, conforme os organizadores do evento.

A história do Festival de Holambra

A cidade de Holambra, em São Paulo, é a principal produtora de flores do Brasil. Cerca de 40% do comércio nacional e 80% das exportações de flores e plantas do país são produzidas pelo município, que teve origem no processo de imigração holandesa ocorrido após o término da II Guerra Mundial, e fica a 140 km da capital paulista.

Os primeiros bulbos de flores foram introduzidos na cidade em 1957, e em 1981 foi realizada a primeira Expoflora de Holambra, com o objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido pelos filhos dos imigrantes. A antiga Expoflora, chamada hoje de Feira das Flores de Holambra, se tornou a maior manifestação cultural da imigração holandesa na América Latina.