Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado

Pessoas com idades entre 20 e 29 anos podem receber uma das 110 mil doses da tríplice-viral distribuídas pela SES.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde promove neste sábado (30) o dia D de vacinação contra o sarampo para pessoas de 20 a 29 anos de idade de todo o Brasil. Na Paraíba, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), cerca de 110 mil doses da vacina tríplice viral foram distribuídas para os 223 municípios do estado por meio das Gerências Regionais de Saúde (GRS).

O Dia D de vacinação faz parte da segunda etapa de imunização contra o sarampo, que teve início no último dia 18 de novembro. A primeira etapa aconteceu entre os dias 7 e 25 de outubro, e teve como foco a vacinação em crianças de seis meses a menores de cinco anos. De acordo com Isiane Queiroga, chefe do Núcleo de Imunização da SES, apesar da intensificação das vacinas na campanha, a população deve ficar atenta a situação vacinal rotineiramente.

É bom deixar claro que, agora que as campanhas serão encerradas, a vacina continuará disponível em todos os postos de saúde, como sempre esteve. Esta é uma quantidade suficiente, abastecendo todas as Salas de Vacina do estado, no entanto, de janeiro a novembro, foram aplicadas 24.620 mil doses. Cabe agora a população procurar as unidades de saúde para avaliação da situação vacinal”, disse a chefe do Núcleo de Imunização, da SES, Isiane Queiroga.

Em João Pessoa, o Dia D de vacinação acontece no Parque Solon de Lucena, na Lagoa, das 8h ao meio dia. Em Campina Grande, mais de 40 Unidades Básicas de Saúde, além do Complexo Habitacional Aluízio Campos, devem realizar a aplicação da vacina, das 8h às 17h.

Além das UBS dos bairros de Campina Grande, o Completo Habitacional Aluízio Campos também vai disponibilizar um ponto de vacinação com todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Imunização, para os novos moradores do conjunto habitacional, das 8h às 19h. Os locais ontem haverá ações do Dia D de Vacinação em Campina Grande podem ser consultados aqui

O número de casos de sarampo confirmados na Paraíba subiu para 44, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde divulgados nesta sexta-feira (29). Os casos foram registrados nos municípios de João Pessoa (16), Sousa (5), Campina Grande (3), Barra de São Miguel (2), Bayeux (3), Cabedelo (1), Conde (1), Congo (1), Guarabira (1), Imaculada (1), Lagoa Seca (1), Santa Cruz (1), Santa Cecília (2), São Miguel de Taipu (2), Sousa (2), Bananeiras (1) e Santa Rita (3).