Fiéis celebram Dia de Nossa Senhora da Conceição em JP e CG neste domingo

Santa é a padroeira de Campina Grande e devotos comemoram 250 da Matriz.

Fiéis celebram Dia de Nossa Senhora da Conceição em JP e CG neste domingoFiéis católicos e devotos Nossa Senhora da Conceição celebram, neste domingo (8), o dia da santa, com procissão e missas na Paraíba. Além de eventos em João Pessoa, a santa também será festejada em Campina Grande, cidade a qual é padroeira, dando nome à catedral, que completa 250 anos de história este ano.

Em Campina Grande, a programação de solenidade da Imaculada Conceição terá início com a missa do Pe. Luciano Guedes (Vigário Geral da Diocese e Pároco da Catedral), às 7h, seguido da missa conduzida por Dom Genival Saraiva (Bispo Emérito de Palmares/PE), às 10h.

O ponto alto da programação acontece às 16h, com a tradicional Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas do Centro de Campina e seguirá destino ao Parque do Povo, onde será realizada a Missa de encerramento com o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos.

A procissão vai sair da Catedral Diocesana de Campina Grande, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, e irá percorrer as ruas Bento Viana, Vila Nova da Rainha, Severino Cruz, até chegar a Sebastião Donato, onde está localizado o Parque do Povo, local da missa. O percurso irá contar com uma equipe de 10 agentes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), que irá prestar apoio logístico aos fiéis.

A programação na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, conhecida como a Catedral de Campina Grande, teve início no último dia 29 de novembro.

Altar restaurado

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Catedral) completa neste ano de 2019, 250 anos de existência, sendo esta igreja tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) sob o decreto de número 22.245/2001. Através de sua arquitetura Neoclássica e o seu conjunto de arte sacra, constitui-se num esplendor artístico para a cidade de Campina Grande.

Para enaltecer os 250 anos de existência e para felicitar a Excelsa Padroeira da Cidade, a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, presenteia Campina Grande com a reconstituição do seu do Altar Mor que será entregue na festa da Padroeira.

Na Capital

Em João Pessoa, as celebrações católicas acontecem em diferentes pontos da cidade e também vão receber apoio da Semob. Estão previstas procissões nos bairros de Tambauzinho e Cruz das Armas.

Tambauzinho – O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, próximo ao Espaço Cultural, vai realizar um cortejo, saindo do Santuário, às 19h, seguindo pelas ruas Hermenegildo Di Lascio, Jader Medeiros, Geraldo Mariz, Vandick Filgueiras e Governador José Gomes. O cortejo será finalizado no próprio Santuário, na Rua Carlos Henrique Braga.

Cruz das Armas – A saída está prevista para 16h, partindo do Lote 241 da Rua José Américo. A partir daí, o cortejo segue à direita pela Rua Engenheiro Retumba, novamente à direita pela Avenida Centenário e à esquerda pela Avenida Desembargador Novais, onde se encerra na Igreja São José dos Operários.