Governo vai antecipar renovação da frota do Samu de 15 municípios

Prefeituras têm 60 dias para retirar o veículo em Sorocaba, em São Paulo.

Foto: Divulgação
Governo vai antecipar renovação da frota do Samu de 15 municípios
Foto: divulgação

Pelo menos 15 municípios paraibanos terão a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) renovadas pelo governo federal. Os equipamentos foram simbolicamente entregues em solenidade nesta quarta-feira (18), em São Paulo. Conforme explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o governo está antecipando a renovação de frota de 2020, que seria feito em meados de 2020.

Toda a frota com mais de cinco anos de uso, sem renovação anterior e que não possua irregularidades, pendências ou ocorrências nos órgãos de fiscalização, incluindo o Ministério da Saúde, deverá ser renovada. Para renovar a frota, estão sendo considerados o tempo de uso e o funcionamento regularizado do serviço.

“Há um desgaste natural das ambulâncias. Com a renovação fortalecemos uma grande política do Governo Federal, que é o atendimento de urgência e emergência. Assim, gestores atenderão de forma mais rápida e eficiente os municípios”, disse o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.

Critérios

Para ampliação, expansão e implantação, os critérios são o quantitativo de atendimentos do SAMU que já são feitos nos municípios que possuem o serviço e querem ampliar. Para esses casos, considera-se a população mínima de 12,5 mil habitantes. Os pedidos com os projetos e pactuações locais devem ser feitos pelos estados e municípios ao Ministério da Saúde, que avaliará cada caso.

As ambulâncias doadas estarão vistoriadas e disponíveis para retirada na cidade de Sorocaba, em São Paulo. Todos os municípios contemplados estão sendo notificados e estima-se que em até 60 dias todos os veículos sejam retirados diretamente pelos gestores municipais. Antes da retirada, o prefeito ou governador deve assinar o Termo de Doação do veículo e encaminhar ao Ministério da Saúde a assinatura, para posterior publicação no Diário Oficial da União. Essas regras obedecem a recomendação da Controladoria-Geral da União e acórdão do Tribunal de Contas da União.

Governo vai antecipar renovação da frota do Samu de 15 municípios
Foto: Gabriela Sampaio/ ASCOM/MS

Samu

O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

Confira a lista dos municípios paraibanos contemplados:

  1. Belém do Brejo do Cruz
  2. Bernardino Batista
  3. Cajazeirinhas
  4. Coremas
  5. Guarabira
  6. Igaracy
  7. Itaporanga
  8. Livramento
  9. Princesa Isabel
  10. Queimadas
  11. Santa Luzia
  12. São João do Rio do Peixe
  13. São Sebastião Lagoa de Roça
  14. Sumé
  15. Uiraúna