Mais de 600 academias e profissionais de educação física foram notificados por irregularidades em 2019

A principal irregularidade encontrada pelo CREF-PB é a ausência de academias e profissionais habilitados.

Foto: Divulgação/CREF-PB
Mais de 600 academias e profissionais de educação física foram notificados por irregularidades em 2019
Foto: Divulgação/CREF-PB

Somente em 2019, o Conselho Regional de Educação Física (CREF) na Paraíba notificou quase 700 academias, escolas, centros de atividades esportivas e profissionais da área por algum tipo de irregularidade. O balanço de 2019 foi divulgado nesta sexta-feira (27) e ao todo, a entidade realizou 2.274 visitas, em 208 cidades do Estado. Na maioria dos casos, a principal irregularidade é a ausência de um profissional habilitado com registro junto ao CREF nas academias e outros estabelecimentos.

De acordo com os números, em 37% dos casos relacionados aos estabelecimentos, faltava profissional habilitado. Em 20%, não havia registro junto ao Conselho. Em 16%, pessoas não habilitadas para o exercício profissional estavam exercendo a atividade de forma ilegal e em 11% dos casos, os estagiários apresentavam situação irregular.

Já em relação às pessoas, o balanço  do CREF aponta quem em 69% das notificações realizadas em 2019, os profissionais de Educação Física estavam sem registro.

Segundo o presidente do CREF na Paraíba, Francisco Martins da Silva, um dos trabalhos da entidade é conscientizar os donos dos estabelecimentos, usuários e os próprios profissionais da área. O dirigente também falou que é importante verificar se a academia já foi interditada ou tem histórico de notificações. Já o profissional que está sendo contratado para algum serviço precisa ter registro no Conselho de Educação Física, minizando riscos à saúde e garantindo a prática correta dos exercícios.