Em 24 horas, volume do Açude de Boqueirão aumenta mais de 11 milhões de metros cúbicos

Segundo Aesa, chuvas acrescentaram 60 mm no aporte hídrico do reservatório.

Em 24 horas, volume do Açude de Boqueirão aumenta mais de 11 milhões de metros cúbicos
Em 24 horas, Açude de Boqueirão recebe mais de 6 milhões de m³ de água, segundo Aesa (Foto: Josusmar Barbosa / Arquivo)

O Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, recebeu cerca de 6,5 milhões de metros cúbicos de água em menos de 24 horas, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Até às 12h desta quinta-feira (9), a Aesa havia registrado um aumento de 68.669.436,52 mm³, publicado na quarta-feira (8), para 80.201.203,41 mm³ no volume do reservatório.

Ainda de acordo com a Aesa, o aumento no volume do Epitácio Pessoa equivale a um acréscimo de 60cm no aporte hídrico do reservatório, medidos na lâmina de medição instalada no local. A água que está chegando no reservatório é do Rio Taperoá, um dos principais mananciais que deságuam em Boqueirão e que também recebeu chuvas de municípios do Cariri da Paraíba. Entre os municípios que mais receberam chuvas estão Santo André, São João do Cariri, Parari e Coxixola.

O Epitácio Pessoa é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 cidades paraibanas. No primeiro monitoramento realizado pela Aesa em 2020, no dia 3 de janeiro deste ano, Boqueirão estava com 14,93% de sua capacidade total, e hoje (9), o site da Aesa está medindo 17,19%. A Prefeitura de Campina Grande deve realizar uma audiência para discutir uma possível mudança no serviço de abastecimento de água, prevendo um investimento de cerca de R$ 509 milhões no setor.

Novo alerta

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cerca de 81 municípios do Cariri e Seridó paraibanos receberam fortes chuvas na madrugada da quarta (8) para a quinta-feira (9), e a previsão é de que esse número seja ampliado para 111, podendo ser registradas chuvas de até 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. A lista completa dos municípios que estão no alerta do Inmet pode ser aqui.