Em cerimônia, novos conselheiros tutelares de Campina Grande são empossados

Quatro dos vinte membros eleitos foram substituídos por suplentes, seguindo medidas judiciais.

Foto: Ada Guedes / ASCOM

Os vinte conselheiros tutelares eleitos em Campina Grande no último mês de outubro tomaram posse na tarde desta sexta-feira (10). Quatro suplentes que não puderam assumir o cargo devido a decisões judiciais foram empossados na cerimônia que aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral, e contou a com presença do prefeito Romero Rodrigues, além dos demais vinte suplentes.

A lista completa com os conselheiros eleitos e os suplentes pode ser conferida aqui.

Na última quarta-feira (8), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Campina Grande publicou a lista com os nomes dos 20 conselheiros tutelares que poderiam tomar posse. No entanto, quatro deles não estavam na lista e por isso não puderam tomar posse. Eles só disputaram o pleito por força de decisões provisórias da Justiça, mas as liminares acabaram sendo ‘derrubadas’, e por isso, os suplentes assumiram os lugares e foram empossados junto com os demais 16 conselheiros eleitos.

A eleição para os conselhos tutelares de Campina Grande foram marcadas por embates judiciais. Durante o processo, alguns dos concorrentes chegaram a pedir anulação do pleito, alegando a ocorrência de práticas como abuso de poder econômico e até envolvimento de agentes políticos no processo. Mas, para o Ministério Público, as denúncias apresentadas não foram suficientes para anular todo o pleito e parte delas foi arquivada.

Os conselheiros serão distribuídos entre os quatro conselhos tutelares que existem nas regiões sul, norte, leste e oeste da cidade. Eles devem atuar pelos próximos quatro anos, com salários que chegam aos R$ 3.992, conforme o sistema Sagres do Tribunal de Contas da Paraíba.