Procissões encerram celebração de 100 anos da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em JP e Cabedelo

No domingo, uma procissão marítima sairá da Praia do Poço até Areia Vermelha.

Igreja Nossa Senhora de Nazaré, em Cabedelo. Foto: Igreja Nossa Senhora de Nazaré/Divulgação
Procissões encerram celebração de 100 anos da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em JP e Cabedelo
Capela foi construída com incentivo da coroa portuguesa, em 1920. Foto: Igreja Nossa Senhora de Nazaré/Divulgação

Desde o início do mês, os fiéis católicos estão vivenciando um clima de muita festa, com a celebração dos 100 anos da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em Cabedelo. Considerada uma das capelas mais antigas da Paraíba, o local está recebendo uma programação com diversas atividades, que começou no dia 3 de janeiro.

Neste sábado (11) acontecerá um dos principais momentos da programação. Às 8h, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré (uma obra rara do século 18) será conduzida pelo carro do Corpo de Bombeiros e percorrerá as principais ruas de João Pessoa. Este roteiro ainda contará com pelotões formados por carros antigos e ciclistas, que acompanharão a imagem.

Já no domingo, a procissão será pelas águas do mar da Praia do Poço, a partir das 7h. Haverá uma missa celebrada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson e logo depois, um cortejo seguirá até Areia Vermelha. A organização do Jubileu vai disponibilizar catamarãs para quem quiser acompanhar esta parte do evento, onde após a chegada, acontecerá um momento de festa e adoração.

Centenário de fé

A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré tem um valor histórico para o catolicismo na Paraíba, pois ela é um segmento de uma outra construção importante, a Igreja do Almagre, construída com incentivo da coroa portuguesa no Século 17, situada às margens da Praia de Ponta de Campina, em Cabedelo. Preocupados com a deterioração da igreja e possivelmente da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, em 1920, os fiéis realizaram uma procissão levando a santa para a recém-construída Capela de Nazaré, na Praia do Poço.

A Capela ficou alguns anos sem receber celebrações, mas depois que passou a ser organizada através de uma Paróquia local acabou retomando sua história, suas celebrações e seus fiéis. Em 7 de janeiro do ano passado, o arcebispo Dom Manoel Delson criou a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, nomeando como pároco o Padre Lucivaldo Eugênio Gomes de Souza.