Cobrança indevida de material escolar gera autuação de 15 escolas em João Pessoa

Procon-JP também notificou o Sindicato das Escolas da Rede Privada sobre as práticas que estão sendo cometidas.

Foto: ANPr
Cobrança indevida de material escolar gera autuação de 15 escolas em João Pessoa
Além de itens proibidos que estão sendo exigidos, escolas estão vendendo, indicando marca, modelo ou estabelecimento. Foto: ANPr

O Procon de João Pessoa autuou 15 escolas particulares já nestas primeiras semanas do ano, por cobranças indevidas de itens na lista de material escolar. As ações estão sendo feitas com o objetivo de garantir o cumprimento da Lei Municipal 8.689/1998, que trata sobre a adoção de material escolar pelos estabelecimentos de ensino da rede particular. O órgão de defesa do consumidor também notificou o Sindicato das Escolas da Rede Privada da Paraíba, para que a entidade possa alertar as unidades escolares sobre as práticas que estão sendo cometidas. O número de autuações foi divulgado nesta terça-feira (14).

De acordo com o secretário do Procon-JP, Helton Renê, além de itens que são proibidos pela lei, mas que estão sendo exigidos pelas escolas, ainda há a prática de vender, indicar marca, modelo ou estabelecimento e até fazer a compra pelos pais e responsáveis.

“O pessoal das escolas sabe que não pode indicar, vender e nem pedir material de uso coletivo. Está existindo casos em que, com a desculpa de facilitar a vida dos pais, alguns estabelecimentos estão comprando o material. Enquanto tiver escola em João Pessoa, vamos em todas elas para garantir o cumprimento da Lei e quem não estiver de acordo, vamos autuar todas”, garantiu.

Helton também alertou para a entrega parcelada do material escolar, já que em alguns casos, os pais adotam esta prática com as escolas. Segundo ele, será facultado aos pais ou responsáveis, o fornecimento integral do material escolar no ato da matrícula ou a entrega parcial e parcelada. Neste caso, a entrega deverá ser feita no mínimo com oito dias de antecedência do início de cada unidade do ano letivo, de acordo com o calendário da escola.