Volume do Açude de Boqueirão aumenta 20 milhões de metros cúbicos em uma semana

Previsão é de mais chuvas até março, dentro da média histórica do semiárido paraibano, conforme a Aesa.

Volume do Açude de Boqueirão aumenta 20 milhões de metros cúbicos em uma semana

O volume do Açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, na Paraíba, aumentou cerca de 20 milhões de metros cúbicos, de acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), atualizados nesta quarta-feira (15). O aumento no volume de Boqueirão se deu após as chuvas registradas na última semana em municípios do Cariri paraibano. 

Atualmente, o reservatório está com 18,8% de sua capacidade total preenchida (87,70 milhões de m³), o que corresponde a um aumento de 19,03 milhões de m³, comparado ao registrado no dia 8 de janeiro, quando Boqueirão tinha 68,67 milhões de m³. A lâmina d’água do açude aumentou cerca de 1,65 metros, de acordo com o técnico do Departamento Nacional de Obras Contra Secas (Dnocs), Severino Normandia.

As chuvas em outros municípios da Paraíba foram responsáveis pelas altas significativas registradas em Boqueirão desde a última semana. A barragem de São Gonçalo, em Sousa, recebeu um aporte de 55 mil m³, em apenas 48 horas, e a de Coremas recebeu 181 mil m³.

O município de Cajazeiras foi o que mais recebeu chuvas em 2020, de acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa. Foi registrada uma média de 209,4 mm de chuvas no municípios, e entre as localidades onde houve maiores índices de chuvas nos 10 primeiros dias do ano, estão os municípios de Santo André (199,5 mm), São João do Cariri (185,9), Juazeirinho (179,6) e Juru (162 mm).

Conforme a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a previsão é de que ainda ocorram mais chuvas fortes, dentro da média histórica do semiárido paraibano, até março de 2020.