Ministério Público vistoria Trauminha de Mangabeira e constata irregularidades

Unidade hospitalar havia passado por vistoria do Conselho Regional de Medicina (CRM) no último dia 15 de janeiro.

Foto: Secom-JP
Ministério Público vistoria Trauminha de Mangabeira e constata irregularidades
MP vistoria Trauminha de Magabeira e constata irregularidades / Foto: Arquivo

O Complexo Hospitalar Tarcísio de Miranda Burity, o Trauminha de Mangabeira, em João Pessoa, passou por um fiscalização do Ministério Público da Paraíba, nesta terça-feira (21).  Uma série de problemas foram encontrados, como superlotação e problemas de infraestrutura. A mesma unidade hospitalar passou por uma vistoria do Conselho Regional de Medicina (CRM) no dia 15 de janeiro.

A promotora da Cidadania e do Idoso, Sônia Maia, informou que o MPPB constatou vulnerabilidade no atendimento, principalmente, de idosos, já que eles aguardam se atendidos em colchões desconfortáveis.

Além da vulnerabilidade dos atendimentos, o MPPB também identificou problemas de superlotação e infraestrutura, como vazamentos nas paredes e infiltrações. Os acompanhantes dos pacientes estão aguardando em cadeiras inapropriadas, e por vezes não conseguem acompanhá-los, ainda conforme o MP.

As visitas do órgão acontecem para cobrar ao poder público uma melhor prestação de serviços à população, ainda de acordo com a promotora. Ela também informou que o órgão não recebeu denúncia formal, mas ainda assim continua realizando visitas em unidades hospitalares de João Pessoa para que, posteriormente, seja feita uma audiência com os representantes dos locais.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que está sempre à disposição para dialogar e prestar as informações necessárias ao Ministério Público da Paraíba, e que está produzindo um planejamento para a manutenção de toda a estrutura do hospital, garantindo a continuidade da assistência aos profissionais e aos pacientes.