Sertão e Cariri registram maiores volumes de chuvas de janeiro, na Paraíba

Segundo a Aesa, foi em Cajazeiras que mais choveu entre janeiro e fevereiro.

Foto: Divulgação
Sertão e Cariri registram maiores volumes de chuvas de janeiro, na Paraíba
Sertão e Cariri registram maiores volumes de chuvas de janeiro, na Paraíba. / Imagem: Arquivo

Conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as cinco cidades paraibanas onde foram registrados os maiores volumes de chuvas entre os dias 1º de janeiro e 1º de fevereiro estão localizadas no Sertão, Alto Sertão e no Cariri do estado. Na madrugada deste sábado (1º) a Aesa registrou chuvas de até 120 milímetros em cidades paraibanas, e a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que quase todos os municípios do estado possam receber mais chuvas até o domingo (2).

Conforme a Aesa, as cidades que registraram os maiores volumes de chuva em janeiro foram as seguintes:

Cajazeiras: 344,1 milímetros
Emas: 314,4 milímetros
Mãe D’Água: 306,2 milímetros
São João do Cariri: 288,8 milímetros
Teixeira: 276,2 milímetros

A previsão da Aesa para o primeiro trimestre de 2020 era de chuvas acima da média em toda a Paraíba, e por conta do alto volume de previsto e registrado já no primeiro mês do ano, açudes como o Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande e outras 18 cidades, apresentaram aumentos significativos em seus volumes, e rios como o Taperoá, um dos afluentes do Boqueirão, encheram.

Ainda durante o mês de janeiro, a capital João Pessoa, que registrou o maior volume de chuvas entre todos os municípios paraibanos em 2019, recebeu apenas um terço do esperado para o período. Conforme a Aesa, devido a localização do sistema que atuou na ocorrência de chuvas na Paraíba, choveu apenas 25,1 milímetros dos 80,1 milímetros previstos para janeiro, em João Pessoa. 

Consequências

Sertão e Cariri registram maiores volumes de chuvas de janeiro, na Paraíba
Foto: Reprodução;TV Paraíba

No último dia 21 de janeiro, um temporal com duração de cerca de duas horas atingiu a região de Campina Grande e causou diversos prejuízos estruturais à população.  Conforme a Aesa, a cidade recebeu, apenas neste dia, praticamente o esperado para todo o mês de janeiro, e por isso, pontos importantes, como o Açude Velho, ficaram alagados, árvores caíram e carros foram arrastados pela água. Após o temporal, cerca de oito famílias ficaram desalojadas.

Já no Sertão do estado, a tempestade de chuvas e ventos registrada no último dia 8 de janeiro foram responsáveis por derrubar a estrutura de uma obra da prefeitura de Patos. Na mesma ocasião, no Cariri, o asfalto cedeu e abriu uma cratera na PB-202, que liga os municípios de Santo André e Pariri. Um homem chegou a cair na cratera da PB-202.

Novas previsões

Sertão e Cariri registram maiores volumes de chuvas de janeiro, na Paraíba
Imagem: Reprodução Inmet

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem) emitiu, na manhã deste sábado (1º), um alerta sobre o risco de inundação do rio Jaguaribe e seus afluentes, em João Pessoa. O risco de inundação é considerado moderado, e as chuvas podem provocar, ainda, enxurradas e pontos de alagamentos em áreas urbanas da capital paraibana. 

Ainda de acordo com o alerta do Cemadem, a previsão para a região onde o rio Jaguaribe está localizado é de chuvas durante todo o sábado (1º), e por isso, as cerca de 5 mil pessoas que moram em mais de mil residências localizadas próximas aos afluentes devem ficar em  alerta.

Além do alerta do Cemadem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, também neste sábado (1º) um alerta de chuvas intensas para João Pessoa e outros 221 municípios paraibanos. Conforme o Inmet, deve chover de 20 a 30 milímetros durante até às 9h15 do domingo (2), e em casos de acidentes causados pelas chuvas, os moradores devem contatar a Defesa Civil, através do número 193.

Sob supervisão de Jhonathan Oliveira*