Em 12 horas, João Pessoa registra mais chuva do que em todo o mês de janeiro

Segundo a Aesa, foram 40 milímetros entre a madrugada e a manhã de quinta (13).

Chuva atrapalhou o trânsito em diversos pontos da cidade (Foto: Walter Paparazzo)
Em 12 horas, João Pessoa registra mais chuva do que em todo o mês de janeiro
João Pessoa registra quase 40 mm de chuvas em menos de 15 horas / Foto: Felipe Lima

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Pessoa recebeu quase 40 milímetros de chuvas apenas nas primeiras horas desta quinta-feira (13).  O montante é maior do que o registrado em todo o mês de janeiro, que foi de 25,1 milímetros. A cidade é uma das quatro que mais registraram chuvas nesta quinta, ficando atrás apenas de Cruz do Espírito Santo, com 81,1 milímetros, Alhandra, com 58,0 milímetros e Pedras de Fogo, com 56,4 milímetros. 

Até então, a capital paraibana estava registrando volumes considerados baixos em comparação ao acumulado em anos anteriores, como por exemplo, no ano passado, quando foi a cidade campeã em volumes de chuvas em todo o estado. Só em 2019 foram registrados cerca de 2.117,0 milímetros somente em uma das estações de monitoramento da cidade, a estação DFAARA.

De acordo com Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, a previsão é de que João Pessoa receba até 100 milímetros de chuvas durante o mês de fevereiro de 2020. Em janeiro, a capital registrou apenas 29,5 milímetros dos 80,1 milímetros previstos para o mês inteiro. Isso acontece, ainda de acordo com Marle Bandeira, pela localização do sistema meteorológico que tem atuado na ocorrência de chuvas na Paraíba.

A previsão da Aesa para o primeiro trimestre de 2020 era de chuvas acima da média em toda a Paraíba, e por conta do alto volume de previsto e registrado já no primeiro mês do ano, açudes como o Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande e outras 18 cidades, apresentaram aumentos significativos em seus volumes, e rios como o Taperoá, um dos afluentes do Boqueirão, encheram.

Ainda no mês passado, de acordo com a Aesa, as cinco cidades paraibanas onde foram registrados os maiores volumes de chuvas entre os dias 1º de janeiro e 1º de fevereiro estão localizadas no Sertão, Alto Sertão e no Cariri do estado. São elas:

Cajazeiras: 344,1 milímetros
Emas: 314,4 milímetros
Mãe D’Água: 306,2 milímetros
São João do Cariri: 288,8 milímetros
Teixeira: 276,2 milímetros

Previsão é de mais chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta quinta-feira (13), um alerta classificado como sendo de perigo potencial de chuvas para cerca de 127 municípios nas regiões do Litoral, Cariri, Agreste, Brejo, Seridó e Mata da Paraíba. O alerta, que inclui as cidades de João Pessoa e Campina Grande, é válido das 8h10 de hoje (13) e se estende até às 9h15 da sexta-feira (14).

De acordo com o Inmet, as chuvas devem ficar entre 20 e 30 mm por hora e até 50 mm por dia. A previsão também é de ventos intensos, de 40 a 60 km por hora, mas o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos e descargas elétricas é baixo.