Extrato do Imposto de Renda já pode ser acessado por aposentados

Demonstrativo do documento está disponível no portal ‘Meu INSS’.

Imagem: Reprodução Meu INSS
Extrato do Imposto de Renda já pode ser acessado por aposentados
Imagem: Reprodução Meu INSS

O extrato do Imposto de Renda (ano-base 2019) já pode ser acessado na internet por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os interessados podem ver o demonstrativo através do Portal Meu INSS, de forma on-line e gratuita.

Caso o usuário esteja acessando o portal pela primeira vez, será necessário fornecer os dados solicitados na área de login e realizar o primeiro cadastro, criando uma senha que contenha, no mínimo, nove caracteres, uma letra maiúscula e um número. Ao ter acesso ao sistema com a senha recém criada, o usuário deve escolher a opção Extrato para Imposto de Renda, do lado esquerdo da página, e emitir o documento. 

Também é possível retirar o extrato nas agências do INSS espalhadas por todo o país, com agendamento prévio. Para realizar o agendamento, é necessário acessar o Meu INSS e informar os dados pessoais na área de login clicar na opção “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”. Após estes procedimentos, o interessado dele clicar em Novo Requerimento e digitar a palavra extrato no campo de pesquisa, selecionando a opção desejada.

Após o agendamento prévio, o interessado deve comparecer à agência do INSS indicada anteriormente no Meu INSS, no dia e horário marcados, com os documentos necessários. O INSS recomenda que a obtenção do extrato seja feita pela internet, mas ainda é possível obtê-lo através do telefone 135.