Hospital Pedro I é escolhido para receber possíveis casos do novo coronavírus em CG

Triagem será feita nas UPAs, para que casos suspeitos sejam encaminhados ao hospital.

Hospital Pedro I | Foto: Reprodução/TV Paraíba
Hospital Pedro I é escolhido para receber possíveis casos do novo coronavírus em CG
Hospital Pedro I é escolhido para receber possíveis casos do novo coronavírus em Campina Grande. Foto: Reprodução/TV Paraíba

A secretaria de Saúde de Campina Grande realizou, na semana passada, uma reunião para definir medidas preventivas de assistência a prováveis casos suspeitos do novo coronavírus na cidade. Mesmo sem apresentar nenhum caso suspeito, o município já iniciou as ações para preparar equipes, profissionais, estrutura e atender aos requisitos de atendimento, encaminhamento, acompanhamento e tratamento dos pacientes.

O Hospital Municipal Pedro I foi escolhido como serviço de referência para o acolhimento dos casos e a unidade está sendo preparada para receber seis leitos isolados de tratamento semi-intensivo com respiradores e balões de oxigênio.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão sendo preparadas para fazer a triagem dos casos suspeitos. Os profissionais estão sendo capacitados para identificar possíveis pacientes e proceder com o manejo clínico inicial, antes de encaminhar ao Pedro I.

Fluxo de atendimento

Assim, o fluxo de atendimento se inicia na UPA, que encaminha os casos suspeitos ao Pedro I, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Logo, as pessoas que, por acaso, apresentarem sintomas associados ao coronavírus devem procurar a UPA, de acordo com o bairro onde moram. A Secretaria definiu as áreas de cobertura por bairros da cada unidade para dividir os atendimentos.

Apesar disso, os profissionais da das Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Policlínicas, também precisam estar preparados para proceder conforme o protocolo de atendimento se houver casos suspeitos em sua unidade. Por isso, nesta terça-feira (3), todos os trabalhadores em saúde vão passar por treinamentos e capacitações no auditório de uma faculdade particular, no bairro da Palmeira.

Uma comunicação dos protocolos de notificação de casos suspeitos será feito entre a Vigilância em Saúde de Campina Grande e unidades hospitalares da cidade, inclusive clínicas particulares.