Risco de rompimento de barragem faz famílias serem retiradas de sítio no Sertão da PB

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos 20 famílias foram realocadas.

Foto: Divulgação Bombeiros
Risco de rompimento de barragem faz famílias serem retiradas de sítio no Sertão da PB
Foto: Divulgação Bombeiros

Cerca de 20 famílias que moram na comunidade das casas populares no município de Carrapateira, localizado no Sertão da Paraíba, foram retirados de suas casas devido ao risco de rompimento de uma barragem que fica próxima ao local, no sítio Voltas. Conforme o Corpo de Bombeiros, a parte externa do reservatório chegou a ceder, fazendo com que as famílias fossem levadas do local, na quinta-feira (5).

O nível de água da barragem subiu devido às fortes chuvas que atingiram a região desde o início deste ano, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros em Carrapateira, tenente-coronel Edênio.

As pessoas que saíram do sítio Voltas foram realocadas em uma escola, em casas de familiares e em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), cedidos pela Prefeitura Municipal de Carrapateira. Ainda de acordo com os Bombeiros, os moradores só devem voltar às suas casas quando o local deixar de oferecer riscos.

A prefeitura abriu um sangradouro no local, fazendo com que o volume hídrico da barragem diminuísse em pelo menos dois metros de altura. A situação do local deve ser avaliada pela Defesa Civil em breve.