Mesmo sem casos confirmados na PB, universidades adotam medidas contra coronavírus

UFPB suspendeu edital de programa de intercâmbio, e UEPB criou um Grupo de Trabalho para discutir o assunto.

(Foto: Gabriel Costa/Arquivo Pessoal)
Mesmo sem casos confirmados na PB, universidades adotam medidas contra coronavírus
Ashkan Forouzani/Unsplash

Apesar de não haver nenhum caso confirmado de coronavírus no estado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou algumas restrições iniciais para prevenir uma possível proliferação da doença nos campi da instituição. Além da UFPB, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) também informou que está atenta aos desdobramentos da pandemia, e monitora a situação de estudantes que estão em intercâmbio. Até esta quinta-feira (12), as atividades acadêmicas de todas as instituições de ensino superior públicas da Paraíba seguem acontecendo normalmente.

Em nota, a UFPB suspendeu temporariamente o processo seletivo do Programa de Mobilidade Internacional (PROMOBI), que promove o intercâmbio de alunos ao exterior. A instituição também recomendou que professores, estudantes, pesquisadores e funcionários evitem viagens à países que declararam surto do novo coronavírus, e criou uma comissão responsável por coordenar ações referentes ao coronavírus, formada por professores do Centro de Ciências Médicas e do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). 

Já a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou uma solicitação emergencial de compra de álcool em gel para que a higienização de alunos dos cursos de saúde, como enfermagem e farmácia, que possuem contato direto com pacientes das clínica escolas, seja mais frequente. De acordo com a Pró-reitora de gestão administrativa, Eliana Maia, a instituição recomendou o reabastecimento contínuo de sabão em todos os banheiros dos campi, e os funcionários de serviços gerais também foram orientados a aumentar a limpeza dos corrimãos das escadas e de outros locais de fácil acesso.

A UEPB também criou um Grupo de Trabalho para tratar de assuntos relacionados ao coronavírus, e monitora a situação de quatro estudantes que estão na Espanha pelo Programa Mobilidade Internacional (PROMIN) da instituição. Conforme a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRi), os alunos têm sido contatados frequentemente tanto por eles quanto pela Universidade de Granada. O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está em Brasília, numa reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior, a Andifes, onde deve tratar de assuntos referentes à Covid-19. 

Coronavírus na Paraíba

Subiu para 10 o número de casos notificados pela Secretaria de estado da Saúde como suspeitos de coronavírus na Paraíba, nesta quinta-feira (12). São três a mais do que foi registrado no último boletim divulgado pelo órgão, nesta quarta-feira (11). Os novos casos são de três mulheres, duas com histórico de viagem ao Estados Unidos e uma delas para a Europa. Segundo o boletim da SES, O caso mais grave é da mulher, de 35 anos, moradora de Cabedelo, na Grande João Pessoa, com histórico de viagem para Europa. Ela está em observação em hospital privado com quadro de pneumonia.

Plano

A Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o Covid-19, elaborado desde o fim de Janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da Rede Pública e Privada de todo o estado. O Centro Operacional de Emergências em Saúde Pública – COE Estadual – realiza avaliação das ações executadas e desencadeia encaminhamentos para o fortalecimento da identificação dos casos, de acordo com definição.

As unidades de referência para atendimento de casos prováveis do Covid-19 são: o Hospital Clementino Fraga e Hospital Universitário Lauro Wanderley, sendo este último para pacientes da pediatria, em João Pessoa e o Hospital Pedro I, em Campina Grande. Eles devem receber os casos suspeitos, após regulação médica.

Sob orientação de Jhonthan Oliveira*