Volume do açude de Boqueirão passa dos 50% após sete anos

Ganho de água se deu após fortes chuvas atingirem mananciais localizados no Cariri paraibano

Volume do açude de Boqueirão passa dos 50% após sete anos
Volume do açude de Boqueirão passa dos 50% após 7 anos / Foto: Arquivo

O volume do açude Epitácio Pessoa, que fica no município de Boqueirão, na Paraíba, passou dos 50% da capacidade total, conforme dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), atualizados nesta sexta-feira (20). O ganho de água em Boqueirão se deu após fortes chuvas atingirem mananciais localizados no Cariri paraibano, que abastecem o Epitácio Pessoa.

No ano de 2017 o açude de Boqueirão chegou a atingir 2,0% de sua capacidade total, o que fez Campina Grande e outras 18 cidades abastecidas pelas águas do manancial adotarem medidas de racionamento. No mesmo ano, o reservatório precisou receber águas da transposição do Rio São Francisco. Desde 2013 o açude não atingia metade da capacidade total, e hoje está com 53,44% da capacidade, o que equivale a 249 milhões de m³, conforme a Aesa.

A lâmina d’água subiu 2,5 metros de altura, ou 55 milhões de m³ de água, apenas desta quinta (19) para a sexta-feira (20). Do início do mês de março pra cá, foram acrescidos mais de 7 metros no volume total, que correspondem a 150 milhões de m³ de água. Agora, se a lâmina d’água do reservatório subir mais 5,80 metros, o manancial pode atingir mais de 100% de sua capacidade total.

Mais chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais chuvas para 51 cidades paraibanas. Desta vez, o aviso classificado como sendo de “perigo potencial” tem validade desta sexta-feira (20) até às 11h do sábado (21). A lista com todas as cidades que estão no alerta do Inmet pode ser encontrada aqui.