Prefeitura de JP vai convocar nova empresa para reforma do HTOP

Reforma do antigo Hospital 13 de Maio será reavaliada, por causa das más condições do prédio.

Foto: Secom-JP
Prefeitura de JP vai convocar nova empresa para reforma do HTOP
Equipe da Prefeitura de João Pessoa esteve nesta segunda (30), avaliando prédio do HTOP. Foto: Secom-JP

O secretário municipal de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, afirmou nesta segunda-feira (30) que a Prefeitura vai convocar a empresa que ficou na segunda posição, no processo licitatório para a reforma do hospital HTOP (antigo Prontocor). Mesmo assim, a secretaria de Infraestrutura iniciou uma vistoria técnica, que já indicou mudanças estruturais necessárias para a reativação da unidade hospitalar.

Mesmo com a necessidade de substituição da empresa que reformará o prédio, Adalberto Fulgêncio frisou que o prazo de reforma estabelecido entre 30 e 40 dias está mantido.

“O HTOP está em processo de licitação ainda. A empresa que ganhou primeiramente está desistindo e ainda tem uma parte da burocracia para ser resolvida, mas a ideia é fazer a obra nos próximos 30 ou 40 dias. Trabalhamos durante o fim de semana e vamos convocar a segunda”, disse Fulgêncio.

Sobre o antigo Hospital 13 de Maio, o secretário disse que o prefeito Luciano Cartaxo (PV) teve a cautela de fazer a requisição do prédio para promover investimentos, mas afirmou que será feita uma avaliação mais detalhada, pois o prédio está muito deteriorado. Segundo Fulgêncio, como a reforma é um investimento para curto prazo, é preciso avaliar o valor que será gasto, pois se trata de um prédio privado.

Como medidas que possam reforçar a rede de saúde pública em João Pessoa, o secretário de Saúde destacou que houve um gerenciamento nos leitos dos hospitais do Valentina e Santa Isabel. No primeiro, que funciona como hospital infantil, 30 leitos de enfermaria e 10 de UTI foram transformados para atender casos de Covid-19. Já em relação ao Santa Isabel, seis leitos semi-intensivos e 15 de enfermaria foram destinados ao tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.