Contrariando isolamento, mais de 10 mil idosos circularam de ônibus em CG

Dados da STTP também dão conta que um único idoso utilizou o serviço de transporte público 36 vezes em cinco dias.

Em Campina Grande, transporte de ônibus vai ser de graça em alguns dias de dezembro e 2024 – Foto: Divulgação/STTP
Contrariando isolamento, mais de 10 mil idosos circularam de ônibus em CG
Foto: Artur Lira/TV Paraíba

Na semana em que a frota de ônibus de Campina Grande passou a circular com apenas 30% de sua capacidade total, de domingo (23) a sexta-feira (27), como estímulo ao isolamento social, que previne a disseminação do novo coronavírus, ao menos 10.400 idosos utilizaram os serviços de transporte público para se locomover na cidade.

Os dados são da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), que reforça a preocupação acerca da circulação de idosos pela cidade, já que estes fazem parte do grupo de risco para Covid-19. A média diária de idosos circulando nos ônibus em Campina Grande é de cerca de 2 mil, e na última semana, ainda conforme os dados, apenas um idoso utilizou o serviço 36 vezes.

O superintendente da STTP, Félix Neto, disse ter notado um aumento no número de idosos circulando após o pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre uma possível suspensão do isolamento social. No entanto, a recomendação na Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que a população, principalmente as pessoas que fazem parte do grupo de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas, fiquem em casa.