MP-Procon recomenda que bancos priorizem quem não tem meios eletrônicos

Recomendação foi expedida nesta quinta-feira (2), e pede a adoção de medidas preventivas contra a disseminação de Covid-19 nesses ambientes.

Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo JP
Caixa Econômica, CEF (Foto: Rizemberg Felipe)
Caixa Econômica, CEF (Foto: Rizemberg Felipe)

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon) expediu uma recomendação, nesta quinta-feira (2), para que as agências bancárias de Campina Grande adotem medidas de atendimento prioritário a pessoas que não tenham acesso a meios eletrônicos para o recebimento de auxílios emergenciais.

O público prioritário, conforme a recomendação, é formado por aposentados, pensionistas do setor privado e do setor público e empregados dos setores público e privado, que não tinham meios eletrônicos necessários ao recebimento de valores e benefícios emergenciais.

Conforme a recomendação do MP-Procon, as agências devem disponibilizar funcionários, efetivos ou terceirizados, na entrada do local, para organizar e limitar o ingresso dos usuários. Os funcionários também devem orientar às pessoas para que fiquem mantendo uma distância mínima de 1,5 metro.

Além dos funcionários, devem ser disponibilizados dispensadores de álcool líquido ou em gel a 70%, na entrada da agência, mantendo a higienização permanente do local. A recomendação do MP-Procon visa cumprir medidas administrativas impostas do decreto estadual que permitiu a reabertura das agências.

A ação considera o fato de que muitas pessoas que precisarão das agências para receber salários, benefícios previdenciários e o auxílio emergência do Governo Federal. Dessa forma, as medidas de restrição podem evitar infecções pelo novo coronavírus nestes ambientes.