Fiocruz projeta 150 casos de coronavírus na Paraíba até 13 de abril

A predição foi levantada em um painel, desenvolvido com a UFBA.

Foto: Marco Santos/Governo do Pará
Fiocruz projeta 150 casos de coronavírus na Paraíba até 13 de abril
Foto: divulgação

A Paraíba deve chegar em uma semana a 150 casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus (Covid-19). O número é projetado pelo painel de monitoramento de casos de coronavírus, da Rede Covida, lançado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). O painel apresenta, em tempo real, dados atuais sobre a evolução dos casos, mortes, concentração da doença e a previsão da situação nos próximos dias em todo o país.

Segundo o painel, a estimativa era de que a Paraíba tivesse  40 casos confirmados para coronavírus até o domingo (5). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou na noite deste domingo (5) um total de 35 casos de coronavírus, com quatro óbitos. O painel foi atualizado às 00h48 desta segunda.

A plataforma projeta que até o fim desta segunda-feira o estado chegue a 48 casos confirmados da doença e, até a próxima segunda-feira (13), sejam 150 casos confirmados.

Fiocruz projeta 150 casos de coronavírus na Paraíba até 13 de abril

Painel

O painel é a primeira ação lançada pela Rede Covida, uma iniciativa conjunta do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que reúne colaboradores de diversas instituições científicas de forma solidária.

Toda a plataforma de monitoramento foi desenvolvida por quatro profissionais, em colaboração com dezenas de pesquisadores, que atuaram remotamente ao longo de 10 dias, seguindo recomendações do Ministério da Saúde.