Idosos de associação, em JP, são atendidos com problemas respiratórios

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nove pacientes foram encaminhados para hospitais da Capital.

Foto: Felícia Arbex/TV Cabo Branco
Idosos de associação, em JP, são atendidos com problemas respiratórios
Foto: Felícia Arbex/TV Cabo Branco

Nove idosos da Associação Promocional do Ancião (Aspan), no bairro do Cristo, em João Pessoa, foram transferidos por ambulâncias do Samu na tarde desta segunda-feira (13), para hospitais da capital. Eles estariam apresentando sintomas de síndromes respiratórias e gripais e por isso precisaram de atendimento médico. Na sexta-feira (10), outro idoso da mesma instituição também estava com os mesmos sintomas e recebeu atendimento.

Segundo apuração da TV Cabo Branco, três ambulâncias entraram na sede da associação e permaneceram por aproximadamente uma hora. Um funcionário que acompanha diariamente os idosos disse que, até o momento, apenas estes três casos foram atendidos por profissionais de saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que, de acordo com a Central de Regulação, foram registrados atendimentos a dois idosos, que serão transferidos para os hospitais Clementino Fraga e São Luiz, ambos em João Pessoa.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de João Pessoa disse que a Vigilância Epidemiológica realizou atendimentos, com três resultados positivos para idosos. Ao todo, segundo a Secretaria, nove idosos foram transferidos para os hospitais Clementino Fraga e São Luiz, para garantir a interrupção da transmissão e o risco de infecção.

Confira a nota da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa:

A Gerência de Vigilância Epidemiológica (Viep) de João Pessoa esclarece que, no último final de semana, foi acionada para avaliar idosos da Associação Promocional do Ancião (Aspan) que apresentavam sintomas de síndrome gripal. Dentro da avaliação epidemiológica, foram realizados testes rápidos para Sars-CoV-2 nos idosos e nos profissionais, sendo os resultados negativos para todos os profissionais e positivos para três idosos.

Compreendendo o cenário epidemiológico do local, a Viep entendeu que todos os idosos que estavam internados na enfermaria da instituição possuem risco de infecção por Sars-Cov-2. Para garantir a assistência necessária a esses idosos e a interrupção de transmissão, a Viep, junto à direção da Aspan, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para realizar a transferência de nove idosos para o Hospital São Luís e Complexo Hospitalar Clementino Fraga, referências para atendimento nesses casos.