Monitoramento da Aesa mostra que 30 reservatórios da PB estão sangrando

Patos aguarda transbordamento do Jatobá; fato que não acontece desde 2009.

Foto: Facebook/Walber Marinho
Monitoramento da Aesa mostra que 30 reservatórios da PB estão sangrando
Barragem da Farinha, em Patos, é um dos mananciais que está sangrando. Foto: Facebook/Walber Marinho

Nesta quinta-feira (23), o sistema de monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) confirmou que, pelo menos, 30 mananciais ultrapassaram os 100% de capacidade no seu armazenamento de água. Entre eles, o açude de São Gonçalo, em Sousa e o da cidade de Camalaú, nas regiões do Cariri e Sertão.

Uma expectativa que está sendo criada também na região sertaneja, só que no município de Patos, é em torno do açude Jatobá, que desde 2009 não sangra. Nesta quinta, técnicos da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) estiveram acompanhando o volume do manancial, que já ultrapassou os 90% da capacidade total.

Outro manancial que está tendo o seu volume acompanhado com expectativa é o Epitácio Pessoa, o famoso ‘açude de Boqueirão’, que é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e várias cidades da região. A quantidade de água já ultrapassou, segundo a Aesa, mais de 296 mil metros cúbicos, o que representa 63,58% do volume total.

De acordo com a Aesa, até o início da tarde desta quinta-feira (22), a Paraíba estava com 31 reservatórios sangrando, 64 em estado de normalidade, 24 em observação e 15 em situação crítica, que é quando um manancial apresenta menos de 5% do seu volume total. Os reservatórios Vaca Brava, em Areia e Nova Camará, em Alagoa Nova, estão com 3,52% e 1,50% da sua capacidade.