Detentos que testaram positivo para coronavírus são transferidos para João Pessoa

Os dois homens foram transferidos para uma ala da Penitenciária Média de Mangabeira.

Foto: Reprodução/TV Paraíba
Detentos que testaram positivo para coronavírus são transferidos para João Pessoa
Foto: Reprodução/TV Paraíba

Os dois homens que cumprem pena no Presídio Romero Nóbrega, em Patos, e que testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19) foram transferidos neste domingo (27) para a Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice, em João Pessoa. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou ao G1, os detentos estão em uma ala exclusiva para prevenir de contaminação os demais presos da unidade.

De acordo com nota divulgada pela SES, os detentos estão assintomáticos e foram testados após um policial penal, trabalhador da unidade, residente no estado de Pernambuco, relatar sintomas de gripe comum e fazer teste rápido disponível para profissionais da segurança pública. A informação foi confirmada neste sábado (25), pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Samara Marques.

A Equipe de Vigilância Ambiental e Saúde Prisional da Secretaria de Estado da Saúde já iniciou o processo para desinfecção do ambiente, em Patos, bem como testagem dos demais apenados. Atualmente, a unidade prisional tem aproximadamente 400 detentos.

Conforme a assessoria de imprensa da Seap, se surgirem novos casos, os detentos também serão transferidos para a mesma ala exclusiva em João Pessoa.

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) informou que tem sido vigilante, realizando diariamente diversas ações preventivas nas 79 unidades prisionais – penitenciárias e cadeias públicas – como a higienização de ambientes, uso de equipamentos de proteção individual pelos policiais penais e equipes de Saúde do Sistema Penitenciário, além do cuidado permanente com a higiene das mãos.