Demanda por internação em UTI na rede de saúde de JP tem aumento de 180%

Maioria dos pacientes internados na capital são provenientes de cidades vizinhas.

Foto: Divulgação/Secom-JP
Demanda por internação em UTI na rede de saúde de JP tem aumento de 180%
Foto: Divulgação/Secom-JP

A demanda por internações na rede pública de João Pessoa apresentou aumento de 160% em UTIs e 80% nas enfermarias apenas no último final de semana, com quase 60% de leitos ocupados por pacientes que não residem em João Pessoa. O dados fazem parte de um estudo técnico da Secretaria Municipal de Saúde, apresentado pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Felipe Proenço, durante a coletiva convocada pelo prefeito Luciano Cartaxo, nesta segunda-feira (4), para anunciar o novo decreto de fechamento da orla e parques da capital.

Apenas no Hospital Santa Isabel, da rede municipal de saúde, 59% dos pacientes são de outras cidades da grande João Pessoa, com destaque para Santa Rita, com 11 leitos ocupados dos 30 disponíveis, o mesmo quantitativo de quem reside na capital. No Hospital Infantil do Valentina 60% dos leitos de UTI estão ocupados com crianças e adolescentes diagnosticadas com Covid-19. Deste total, 66% são pacientes de fora da capital.

De acordo com os estudos técnicos, o número de registros confirmados do novo coronavírus (Covid-19) cresceu de forma acelerada, saindo de 2 registros diários no início de abril para mais de 60 casos por dia em maio, quantitativo 30 vezes maior.

Mais leitos

Depois de alcançar a marca de 142 novos leitos de combate à Covid-19, a partir de parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou nesta segunda-feira a entrega da ampliação da Policlínica Maria Alice Bezerra Cavalcanti, em Tambaú, junto com novas medidas para o fortalecimento do isolamento social na capital paraibana.

Em conjunto com a abertura de novas alas no Hospital Metropolitano, por parte do governo do Estado, a taxa de ocupação de leitos que chegou a 92% durante o final de semana alcança a marca de 64%.

A Policlínica Maria Alice Bezerra Cavalcanti será reaberta, sem solenidade de entrega, com o dobro da capacidade de atendimentos na manhã da terça-feira (05). A unidade também vai ampliar a oferta de procedimentos como ultrassom, colposcopia, eletrocardiograma e pequenas cirurgias. O espaço em novo padrão fará o diagnóstico de síndromes gripais e vai garantir o acompanhamento de pacientes com doenças como hipertensão, diabetes e cardiopatia, consideradas de risco quando associadas ao coronavírus.

Durante a coletiva, Cartaxo anunciou também que as obras estruturais do novo Hospital Prontovida serão concluídas na terça-feira. A unidade será equipada para ser reaberta no início da próxima semana.