Covid-19: UFPB inaugura 2º laboratório para realizar mais testes

Unidade vai atuar em parceria com o Lacen-PB, e iniciará o funcionamento na próxima semana.

Foto: Divulgação UFPB
Covid-19: UFPB inaugura 2º laboratório para realizar mais testes
Foto: Divulgação UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inaugurou nesta quarta-feira (6) o segundo laboratório da instituição capacitado para realizar testes para o novo coronavírus. O laboratório fica na Escola Técnica de Saúde da UFPB, no Campus I, em João Pessoa, e tem capacidade para analisar até 46 amostras de exames por dia. O local deve começar a funcionar na próxima terça-feira (12).

Com a inauguração deste novo laboratório, a capacidade da UFPB em realizar testes para Covid-19 passa de 46 para 92 por dia. Além das duas unidades da Universidade, a Paraíba também conta com as análises feitas pelo Lacen-PB, que analisa até 120 testes por dia e atua em parceria com a instituição, bem como por laboratórios privados.

Segundo o coordenador do laboratório, o professor João Felipe Bezerra, a unidade aguarda apenas a chegada de uma material utilizado para transferência de reagentes líquidos orgânicos, as ‘ponteiras’, e o treinamento da equipe de atuação, para dar início aos trabalhos. O primeiro laboratório para testes de Covid-19 da UFPB funciona desde abril.

A análise dos testes será feita por oito docentes, técnicos e alunos da pós-graduação. A estrutura do local foi adequada, recebendo novos piso e bancada. A coleta das amostras para exame é feita pelas secretarias municipais e estadual de Saúde da Paraíba.