Laboratório da UFPB doa kits com álcool e sabonete para profissionais da segurança

Produtos foram produzidos por alunos e professores da UFPB.

Foto: Divulgação/UFPB
Laboratório da UFPB doa kits com álcool e sabonete para profissionais da segurança
Foto: Divulgação/UFPB

O Laboratório do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) doou na quarta-feira (6), frascos de álcool glicerinado 80% e de sabonete líquido à unidade de Polícia Militar (PM) e à Cadeia Pública da cidade de Areia, no Brejo paraibano. Foram produzidos 10 litros de cada produto, sendo montados 100 kits contendo recipientes com os sanitizantes.

A entrega foi feita pelo diretor do centro, professor Manoel Bandeira, e pelo aluno do curso de bacharelado em Química, Geandson Altieres. “Foram atendidos 15 agentes de segurança do município, quatro policiais militares da unidade da PM em Areia e 11 agentes da cadeia pública da cidade”, disse Manoel.

A iniciativa contou com a participação dos alunos Geandson Altieres e Milena Félix, do curso de Bacharelado em Química, orientados pela professora e química Edilene Dantas, contando também com a colaboração da professora e farmacêutica Yanna Teles para produção de sabonete líquido.

A meta original do projeto de extensão, criado há três anos, é a distribuição de álcool em gel, produzido pelo Departamento de Química e Física, para o próprio Centro de Ensino e associações comunitárias.

“A gente continuou produzindo para distribuir esse material para a segurança pública, pois os policiais estão trabalhando na linha de frente. Eles não podem deixar de trabalhar. Então é extremamente relevante a universidade contribuir”, afirmou Edilene.

O professor Manoel Bandeira destacou que a ação foi efetivada com a colaboração e doação financeira e de insumos de professores do departamento e técnicos da UFPB.

A professora Yanna Teles espera que a equipe consiga outras doações para dar continuidade à ação. “É importante a atuação desses profissionais da segurança pública e a proteção da população carcerária”, finalizou.