Condutores idosos de CG podem solicitar Credencial de Estacionamento virtualmente

Serviço é disponibilizado gratuitamente pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos da cidade.

Imagem: Reprodução STTP
Condutores idosos de CG podem solicitar Credencial de Estacionamento virtualmente
Imagem: Reprodução STTP

Condutores com mais de 60 anos de idade, que moram em Campina Grande, podem solicitar a Credencial de Estacionamento de forma online, durante o período de isolamento social. O serviço é disponibilizado pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) da cidade, e pode ser realizado de maneira gratuita.

Além da emissão da credencial, os condutores também podem renovar a validade do documento de maneira online. Após a finalização do dois processos, o novo documento é enviado à residência do solicitante pelos Correios, não sendo necessário se dirigir à sede da STTP para recebê-lo.

Para solicitar a credencial de estacionamento, o solicitante precisa ter idade igual ou superior a 60 anos, CPF válido e morar em Campina Grande. Ainda conforme a STTP, o beneficiário não precisa ser proprietário do veículo, ou possuir CNH. Se cumprir todos os pré-requisitos, o solicitante deve ir ao site da STTP, disponível neste endereço eletrônico, e clicar na opção ‘credencial de estacionamento’, que fica na área de ‘acesso rápido’.

Após abrir a área da credencial, basta preencher os dados solicitados na aba ‘abrir novo ticket’ ou enviar um e-mail com imagens dos documentos de identificação oficial (RG e CPF), e comprovante de residência no nome do idoso, para o endereço credencial.idosos@sttpcg.com.br. Após envio dos dados, um e-mail comprovando a solicitação será enviado ao condutor, com um número de protocolo para acompanhamento do pedido.

Depois de validar a solicitação e a emissão da Credencial, o beneficiário recebe via Correios o documento criado, com um QR Code (código) de validação que comprova a validade do documento, e que pode ser consultado pelo agente de trânsito durante as fiscalizações. Ao estacionar em vagas destinadas à idosos, o condutor deve exibir a credencial sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima.

Em casos em que o solicitante não tenha domicílio em Campina Grande, é preciso procurar o órgão de trânsito do município em que reside, ou a unidade do Detran mais próxima. O documento tem validade por dois anos, e o serviço para emissão das credenciais para estacionamento de pessoas com deficiência continuam suspensas, até que os processos de perícia médica sejam retomados.