Bebê de cinco meses morre com Covid-19 em hospital de João Pessoa

Criança é a 2ª vítima mais nova da doença no estado, que registrou óbito de bebê de 4 meses há um mês.

Foto: Agência Brasil

Um bebê de cinco meses de vida, natural da cidade de Cuitegi, na Paraíba, morreu na quinta-feira (14), vítima de Covid-19. O óbito foi registrado no Hospital Municipal do Valentina, em João Pessoa, que é referência para tratamento de crianças acometidas pelo novo coronavírus na capital.

Conforme informações da secretária de Saúde de Cuitegi, Evillane Araújo, a criança completou cinco meses de vida na última terça-feira (12), e possuía problemas cardíacos desde o nascimento.

No dia 22 de abril, após apresentar uma piora no quadro de saúde em decorrência dos problemas já diagnosticados anteriormente e de uma pneumonia, a criança foi internada no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.

Segundo as secretarias de Saúde de Cuitegi e de João Pessoa, o bebê contraiu a Covid-19 na unidade hospitalar de Santa Rita, quando esperava por um procedimento cardíaco. Na tarde da quarta-feira (13), após testar positivo para Covid-19, ela foi transferida para o Hospital Municipal do Valentina, que é referência no tratamento da doença em crianças. Na quinta (14), o bebê não resistiu às complicações causadas pela doença e faleceu.

A informação sobre a morte da criança ainda não consta no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mas foi notificada pela Secretaria de Saúde do município de Cuitegi. O corpo do bebê foi encaminhado de João Pessoa para Cuitegi ainda na quinta (14), e seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, foi sepultado sem velório.

A Paraíba já havia registrado um óbito em decorrência de infecção pelo novo coronavírus em uma criança de quatro meses, natural da cidade de Taperoá. À época, o caso era o primeiro a ser notificado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na região, e hoje a Paraíba já passa dos 3 mil casos confirmados e tem 160 mortes Covid-19.

Confira a nota da Secretaria de Saúde de Cuitegi na íntegra:

A Secretaria de Saúde de Cuitegi vem a público informar o 1º primeiro registro de óbito ocorrido em nossa região por COVID-19.

A vítima era um bebê de 05 meses, com histórico clínico de comorbidade (Cardíaco) e estava com Pneumonia. Ele encontrava-se internado desde 22 de Abril e infelizmente faleceu na tarde desta quinta-feira (14) no Hospital Metropolitano em Santa Rita.

Desde já manifestamos o mais profundo pesar.

Cuitegi, 14 de maio de 2020

Evillane Araújo Santos
Secretária Municipal de Saúde